A lavagem de veículos a seco, caracterizada também como ecológica, leva esse nome por utilizar uma quantidade menor de água comparada ao modo de limpeza tradicional. Nesse tipo de lavagem, a economia de água chega a 85% comparado ao uso de mangueiras nessa atividade. Comprometida com o uso racional da água, a higienização de toda a frota da Águas de Teresina, constituída por 229 veículos, utiliza exclusivamente a lavagem a seco.

O uso da mangueira na higienização de um veículo chega a utilizar até 600 litros de água. Já no método a seco, a quantidade reduz para 2 litros, utilizados apenas na diluição de produtos de limpeza. “Optamos pelo método mais sustentável, considerando as boas práticas de uso racional da água”, destaca Pedro Alves Gerente de Sustentabilidade da Águas de Teresina.

Evitar o desperdício de água durante a lavagem de água, é apenas uma das formas de consumo racional. A Águas de Teresina faz questão de orientar a população para as boas práticas visando a sustentabilidade do planeta.

A Águas de Teresina mantém programas socioambientais voltados à sensibilização da população, especialmente no ambiente escolar. Através do Saúde Nota 10, por exemplo, alunos e professores de escolas públicas de Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II, têm a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas.

Por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas a cada faixa etária, utilizaremos recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco em que os alunos são incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro com foco no uso da água, tratamento de esgoto e destinação de resíduos.

“Economizar água nas atividades do dia a dia não é mais somente uma iniciativa das instituições, mas uma necessidade mundial e um ato cidadão. Nós, enquanto empresa, somos sensíveis a essa discussão e buscamos através dos nossos programas repassar boas práticas para que elas possam ser replicadas na sociedade”, reforça o gerente de sustentabilidade.

Confira outras dicas importantes para praticar o uso racional da água:

– Feche o registro do chuveiro ao se ensaboar. Isso pode gerar uma economia de 70%, além de ser necessário apenas cinco minutos para um banho bem tomado;

– Escove os dentes sem deixar a torneira aberta. Com isso, você usa apenas 1 litro de água. Do contrário, aproximadamente 12 litros de água podem estar indo pelo ralo.

– Retire bem os restos de comida dos pratos antes de lavar a louça. Isso facilita a limpeza e exige menos água. Ensaboar o máximo de louças possível antes de abrir a torneira pode garantir que você poupe até 90 litros de água em 15 minutos.

– Opte por limpar calçada ou quintal com vassouras. Caso realmente necessite utilizar água, reutilize a dispensada pela máquina de lavar roupas e a coleta da chuva.