Em um ano foram registrados nove acidentes de trabalho com lesão envolvendo ataques de cães. As ocorrências acontecem quando leituristas da Águas de Teresina, profissionais que fazem a leitura do hidrômetro, tentam acessar o equipamento que mede o consumo de água. Em alguns casos, o medidor fica localizado dentro do imóvel, o que faz com que o colaborador precise adentrar ao quintal da casa, ficando exposto ao ataque de cachorros.

A concessionária orientou os funcionários para que, em caso de imóveis com animais, peçam ao morador para que prenda temporariamente o cachorro. A empresa solicita que a população preste este apoio e contribua para a saúde e segurança dos leituristas. Placas informativas que indiquem a presença de cães também reforçam a atenção dos profissionais.

Cerca de 50 leituristas realizam diariamente o serviço de leitura e entrega simultânea da fatura de água e esgoto. Por mês, eles visitam 357 mil imóveis na zona urbana da capital. “Estamos sensibilizando os teresineneses quanto ao prejuízo à saúde do colaborador e ao risco de exposição a possíveis doenças. Reforçamos no Diálogo Diário de Segurança os cuidados que o leiturista deve adotar, mas nem sempre isso é suficiente”, explica Carla Dutra, coordenadora de faturamento da Águas de Teresina.

A Águas de Teresina orienta que o hidrômetro seja instalado do lado de fora do imóvel. Consulte mais informações no site www.aguasdeteresina.com.br/documentos.

Se você tem cachorro em casa, saiba como contribuir para a saúde e segurança dos leituristas da Águas de Teresina:

– Sinalize a presença do cão, preferencialmente com uma placa visível;
– Mantenha a vacinação do animal em dia, inclusive guardando a carteira ou atestado de vacinação.
– Mantenha o animal longe dos medidores de consumo de água;
– Garanta o acesso seguro dos profissionais ao hidrômetro;
– Em casos de acidente com cães ou outros animais, preste socorro imediato à vítima, lavando com água e sabão e encaminhando ao hospital de referência Instituto de Doenças Tropicais “Nathan Portela”.