Notícias

Ver notícia

Agendamentos podem ser realizados virtualmente. O museu é um espaço interativo formado por equipamentos que retratam o ciclo da água

 

O museu Estação Fonte do Saber, localizado na Estação de Tratamento de Água Sul (ETA-Sul), já está aberto para visitas presenciais do público em geral. O projeto conta com equipamentos interativos que retratam o ciclo da água, de forma lúdica, estimulando a educação ambiental e o conhecimento acerca da sustentabilidade. Administrado pela Águas de Teresina, o museu estava com visitas suspensas em razão do cenário de pandemia. Agora, elas podem ser agendas gratuitamente pelo site http://estacaofontedosaber.com.br/.

 

O museu explora a temática “Da água que usamos à água que esgotamos: cuidando da saúde do planeta”. Para a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina, Bárbara Melo, o espaço estimula nos visitantes a noção de sustentabilidade e valorização da água, em todos os seus processos, inclusive, com o foco científico. “A ciência está presente em nossa vida, por isso é interessante que as pessoas já se aproximem desse conteúdo de uma forma inteligente, onde vão aprender com um toque leve”, pontua.

 

Sobre o museu

A Estação Fonte do Saber conta com um grande globo terrestre, que mostra a composição da água; além da vila do saneamento, que mostra as diferenças entre a rede de água tratada, o esgoto e a água pluvial. Conta ainda com uma estação de energia elétrica, a partir de bicicletas geradoras, inclusive adaptadas para cadeirantes. Ao acionar esse sistema, as bicicletas geram energia suficiente para ligar as bombas, levando água até as caixas dos prédios da maquete do museu. Essa experiência tem a finalidade de mostrar o alto consumo de energia realizado nesse processo de tratamento de esgoto.

 

No museu há também um espaço que apresenta a forma correta de identificar vazamentos e os impactos desse problema no dia a dia das pessoas. Dessa forma, os visitantes compreendem sobre o uso consciente da água e aprendem a acompanhar o consumo de água por meio do hidrômetro. Tem ainda o ambiente das conchas acústicas, que explora a possibilidade de comunicação a uma distância de até 80 metros.

 

Agendamento

O espaço é aberto ao público e a entrada é gratuita. As visitas seguem as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de prevenção à Covid-19. Para agendar uma visita, basta acessar o site http://estacaofontedosaber.com.br/.

Aberto: terças e quintas, das 9h às 11h e das 15h  às 17h.

Lotação máxima: 15 pessoas

Endereço: Rua D, s/n – Distrito Industrial, 64027-468 – Teresina – PI

 

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade Saiba mais
Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade

Para celebrar o Dia do Consumidor, a Águas de Teresina realiza a divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024. O documento ate...

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Teresina promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.