Esgotamento Sanitário
Sistema de Esgotamento
O maior foco e principal desafio do contrato de subconcessão é a ampliar o acesso dos teresinenses à rede de esgotamento sanitário, com investimento de 80% dos recursos previstos.
Com o Programa Teresina Saneada, em poucos anos o índice de esgotamento sanitário chegará a 40%. Para isso, a empresa já iniciou as obras de expansão da rede, onde serão construídos mais de 400 km de redes coletoras e sete estações elevatórias de esgoto.
As Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), Estações Elevatórias de Esgotos (EEEs) passaram por readequações com reativação de geradores, instalação de equipamentos reserva, além da urbanização em algumas dessas unidades. Todos esses investimentos fazem parte do planejamento de modernização e ampliação da rede de esgoto.
Em média, são realizadas mensalmente 2.379 análises apenas no setor de esgotamento. Os investimentos iniciais resultaram no aumento do atendimento à população, bem como na garantia da eficiência e confiabilidade operacional do sistema.
A ampliação da cobertura de esgotamento sanitário traz impactos positivos no desenvolvimento da cidade, com ganhos socioeconômicos e na saúde, qualidade de vida, como a redução de doenças por veiculação hídrica. Os imóveis atendidos com rede de esgoto ganham ainda em valorização imobiliária.