Notícias

Ver notícia

Iniciativa simples e de grande impacto nasceu no projeto Pioneiros, da Águas de Teresina, e já levou os estudantes de escola pública a conquistar premiações nacionais e reconhecimento internacional 

Teresina, 22 de setembro de 2025 – Dois jovens piauienses estão entre os destaques do Prêmio Empreendedor Social 2025, uma das principais premiações do terceiro setor na América Latina, promovida pela Folha de S.Paulo em parceria com a Ashoka. Os estudantes Wenner Batista e Andressa Muniz serão homenageados na categoria Jovens Transformadores pelo Clima durante cerimônia que acontecerá no dia 30 de setembro, em São Paulo. Eles criaram uma solução simples, mas de grande impacto, capaz de reduzir a temperatura interna das residências. 

A iniciativa premiada é o projeto o Fonte Viva, criado durante a 5ª edição do Pioneiros, iniciativa educacional do Instituto Aegea desenvolvida localmente pela Águas de Teresina. Orientados por tutores da empresa, os dois estudantes (então do ensino médio de escola pública) desenvolveram a tecnologia que reaproveita a água de tanquinhos e máquinas de lavar para resfriar as casas, especialmente durante os meses do B-R-O Bró, quando as temperaturas em Teresina ultrapassam os 40 °C. 

A categoria reconhece jovens de 15 a 27 anos que desenvolvem soluções inovadoras de impacto socioambiental frente à crise climática. Ao lado de outros três representantes de diferentes estados do país, os piauienses apresentarão seu projeto para uma plateia formada pelos principais agentes de transformação social do Brasil. 

Para Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina, a trajetória de Wenner e Andressa simboliza o propósito da empresa de transformar vidas: “Ver dois jovens que começaram como alunos do Pioneiros hoje sendo reconhecidos nacional e internacionalmente é a prova de que investir em educação e inovação social transforma realidades. Eles são um orgulho para Teresina e mostram que o saneamento também pode abrir portas para o futuro”. 

Como funciona o Fonte Viva 

Fonte Viva é um sistema capta a água descartada nas lavagens e a conduz a um reservatório, passando por um filtro simples. De lá, a água circula por tubos perfurados instalados no telhado, resfriando as casas. Assim, além de reduzir a sensação térmica, em até 8°C, a tecnologia promove o uso consciente da água e ajuda a evitar o desperdício. 

“Criamos pensando nas dificuldades da nossa comunidade, onde muitas famílias vivem em casas pequenas, sem ventilação e sem condições de ter ar-condicionado. Ver essa ideia ganhar o mundo é um orgulho imenso”, conta Wenner. 

Para Andressa, o reconhecimento mostra o potencial dos jovens, quando incentivados: “Nós viemos de escola pública, de uma realidade muito simples, e conseguimos chegar até os Estados Unidos com um projeto que nasceu para ajudar as nossas famílias e vizinhos. Isso mostra que os sonhos da gente têm valor”. 

Conquistas que inspiram 

Desde que foi criado, o projeto Fonte Viva já rendeu cerca de 10 indicações e premiações aos jovens, incluindo destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), promovida pela USP. Com a conquista foram selecionados para representar o Brasil na Genius Olympiad – ISEF, maior evento internacional de ciências para estudantes do ensino médio, realizada em Rochester (NY) nos Estados Unidos.  

Andressa e Wenner também receberam o Prêmio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com menção honrosa pela relevância da proposta. Além disso, eles também representaram a Águas de Teresina no Prêmio de Inclusão Social da TV Meio e agora representam o Piauí no Prêmio Empreendedor Social, da Folha de São Paulo. 

Atualmente, os dois jovens trabalham na Águas de Teresina e seguem estudando para seguir carreira nas áreas de engenharia e inovação socioambiental. 

Sobre o Pioneiros 

O Pioneiros está em sua 7ª edição em Teresina e já revelou dezenas de talentos entre estudantes do ensino médio da rede pública. A iniciativa é promovida pelo Instituto Aegea em parceria com a Águas de Teresina para incentivar estudantes a desenvolverem soluções para problemas reais nas suas comunidades, sobretudo ligados ao saneamento e sustentabilidade. 

Ao longo dos anos, os projetos criados pelos alunos da capital do Piauí têm conquistado prêmios na etapa nacional do programa, colocando o estado em destaque no cenário de inovação social. Teresina é o maior vencedor do Pioneiros no Brasil, somando cinco títulos nacionais, nos anos de 2019, 2020, 2022, 2023 e  2024.   

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Teresina e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.