Notícias
A Águas de Teresina segue avançando com as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário na capital. Entre os dias 9 e 13 de março, serão implantados 2,3 quilômetros de novas redes coletoras de esgoto em diferentes regiões da cidade. As intervenções acontecem nos bairros São Francisco, Monte Castelo, Porenquanto e Morro da Esperança.
Somadas às obras já executadas desde o início do ano, a cidade deve ultrapassar 6 km de novas redes de esgoto implantadas apenas na primeira quinzena de março. Somente neste ano, já foram instalados mais de 3,8 quilômetros de tubulações, ampliando o acesso da população ao serviço de coleta e tratamento de esgoto.
Na prática, as obras que acontecem nas ruas permitem que mais imóveis sejam conectados ao sistema de esgotamento sanitário, o que reduz o descarte irregular de esgoto no meio ambiente, melhora as condições de saúde pública e contribui para a preservação dos rios e recursos hídricos da cidade.
A ampliação da infraestrutura faz parte do plano de investimentos da subconcessionária, que prevê R$ 112 milhões em obras de saneamento apenas em 2026. “Os recursos serão destinados principalmente à expansão das redes coletoras, melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), implantação de novas Estação Elevatória de Esgoto Bruto, além de melhorias operacionais no sistema”, explica Rodrigo Lacerda, diretor-executivo da Águas de Teresina.
Essas ações também contribuem para que Teresina avance rumo às metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê que as cidades brasileiras alcancem 90% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto até 2033.
Após a implantação das tubulações, as equipes realizam a recomposição do pavimento em duas etapas, garantindo maior durabilidade da via. Primeiro é feita a recomposição estrutural da base do solo e, em seguida, a aplicação da camada final de asfalto.
Cronograma de obras (9 a 13 de março)
| Bairro | Rua |
| São Francisco | Rua Guaraci |
| Rua Santa Bárbara | |
| Monte Castelo | Major Osmar Félix |
| Rua Esperanto | |
| Porenquanto | Manoel Domingues |
| Prof. Fernando Marques | |
| 19 de Novembro | |
| 13 de Março | |
| Jonatas Batista | |
| Antenor Nogueira | |
| Lucídio Freitas | |
| José Carvalho | |
| Morro da Esperança | Rua Amazonas |
| Rua Alex Diniz |
