Notícias

Ver notícia

Com o objetivo de incentivar os estudantes a pensar de forma inovadora e propor soluções inéditas de saneamento nas comunidades onde vivem, a Águas de Teresina abre inscrições para a 6ª edição do Projeto Pioneiros. A iniciativa é direcionada aos alunos de escolas públicas que cursam entre o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até dia 29 de março, pelo site www.aguasdeteresina.com.br.

O Projeto Pioneiros acontece há cinco anos na cidade, com o apoio da Aegea, holding da qual a Águas de Teresina faz parte. As atividades ocorrem ao longo de quatro meses, permitindo aos participantes uma imersão no mundo do saneamento, com a chance de conhecer todos os setores da concessionária. Os estudantes também participam de visitas guiadas à Estação de Tratamento de Água – ETA Sul e Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Leste, além de terem acesso a cursos gratuitos da Academia Aegea, plataforma digital utilizada para capacitar os colaboradores da empresa.

Como trabalho de conclusão, os Pioneiros receberão mentoria de profissionais da Águas de Teresina para o desenvolvimento de ações de melhorias do saneamento das comunidades onde residem, aplicando o senso de responsabilidade, de criatividade e a de inovação. O projeto já teve excelentes resultados em Teresina.

Na última edição, os alunos Andressa Maria e Wenner Batista, foram vencedores da etapa local e nacional do projeto com uma técnica de reuso da água para resfriamento de ambientes internos. A ideia envolve a captação automática da água, armazenamento em um reservatório central que faz o bombeamento, por meio de torneiras, para o teto. O resultado foi o resfriamento do ambiente.

De acordo com a dupla vencedora, a ideia foi desenvolver algo simples, útil e econômico para atender as necessidades das pessoas mais carentes. “Nossa cidade é bastante quente, o que faz com que utilizemos a água de forma exagerada. Então o sistema faz o reaproveitamento de águas que seriam descartadas, como as do uso em máquinas de lavar, para resfriar ambientes. E isso de uma forma simples e barata, melhorando a qualidade de vida das pessoas, em especial as que não tem condição de adquirir um ar-condicionado, por exemplo”, destaca a estudante Andressa Maria.

De acordo com o presidente da águas de Teresina, Jacy Prado, o projeto nasceu da dedicação da empresa à comunidade e do compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. “É gratificante impactar positivamente a vida destes jovens e de suas comunidades, com muito conhecimento e desenvolvimento. Um projeto, executado dentro do Pioneiros, é a oportunidade de transformar histórias de vida na região do jovem participante, além de abrir possibilidades para o primeiro emprego desse estudante”, destaca.

Saiba como participar
Os interessados em participar do Projeto Pioneiros devem cursar entre o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, em escola pública de Teresina. É necessário preencher uma ficha de inscrição com dados pessoais, até o dia 29 de março, acessando o link:  CLIQUE AQUI
A lista com os nomes dos alunos selecionados será divulgada no site e nas redes sociais da Águas de Teresina.

Compartilhar:

Veja Também

Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água Saiba mais
Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água

Pelo app, os pagamentos à vista podem receber cashback de 40% do valor da fatura no primeiro pagamento Visando oferecer mais praticidade ...

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Teresina e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.