Notícias

Ver notícia

Iniciativa é voltada para estudantes da rede pública de ensino e visa estimular o pensamento crítico sobre a área do saneamento

A Águas de Teresina está com inscrições abertas para a 5ª edição do Projeto Pioneiros. A iniciativa é direcionada a alunos de escolas públicas, com o objetivo de incentivar os estudantes a pensar de forma inovadora e propor soluções inéditas de saneamento nas comunidades onde vivem. As inscrições para o projeto são gratuitas e podem ser realizadas até dia 07 de julho, pelo site www.aguasdeteresina.com.br.

As atividades do projeto iniciam em agosto. Ao longo de quatro meses, os participantes terão a chance de conhecer todos os setores da concessionária, tais como Engenharia, Serviços, Tratamento, Qualidade, Planejamento, Comercial, Responsabilidade Social, entre outros. Participarão ainda de atividades técnicas guiadas, como visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Os participantes também poderão fazer cursos gratuitos na Academia Aegea, plataforma digital utilizada para capacitar os colaboradores da empresa.

Como trabalho de conclusão, os participantes receberão mentoria de profissionais da Águas de Teresina para o desenvolvimento de ações de melhorias do saneamento do bairro onde moram. O projeto já teve excelentes resultados em Teresina. Em 2020, uma aluna do Ensino Médio foi vencedora na etapa nacional com um projeto de reciclagem na Palitolândia. Em 2022, foi a vez de um aluno do IFPI levar o prêmio nacional com o desenvolvimento de uma caixa de gordura com materiais reciclados. “Nossa intenção é oferecer oportunidade a outros jovens, para que possam desenvolver seus talentos e habilidades”, reforça Jacy Prado, presidente da Águas de Teresina.

Oportunidade do primeiro emprego
Além de despertar a conscientização acerca de questões ambientais, o Pioneiros também contribui para a iniciação profissional dos participantes. Por meio de experiências vivenciadas na concessionária, eles conhecem a rotina da empresa, recebem informações sobre processos de tratamento de água e esgoto, liderança, protagonismo, comunicação empresarial, entre outros temas que acabam contribuindo com a entrada dos estudantes no Programa Jovem Aprendiz da Águas de Teresina.

Ano passado, o projeto mobilizou mais de 40 estudantes. Vitor Barbosa, que foi um dos vencedores com a ideia “Seu esgoto muda o mundo – esgotamento sanitário residencial”, foi recentemente contratado para atuar como operador da Estação de Tratamento de Água – ETA Sul. “Durante o período do Pioneiros eu conheci vários setores, os gestores e profissionais de cada área, que contribuíram com informações importantes para que eu ingressasse na empresa pelo programa Jovem Aprendiz e depois ter tido a oportunidade de ser efetivado como colaborador da ETA, conquistando assim, meu primeiro emprego”, destacou o jovem.

Saiba como participar
Os interessados em participar do Projeto Jovens Pioneiros devem cursar entre o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, em escola pública de Teresina. É necessário preencher uma ficha de inscrição com dados pessoais, até o dia 07 de julho, acessando o link: https://forms.office.com/r/JfJH42J8R9

A lista com os nomes dos alunos selecionados será divulgada até o final de julho, no site e nas redes sociais da Águas de Teresina.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Teresina é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Teresina.