Notícias

Ver notícia

A Águas de Teresina, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da zona urbana da capital, recebeu a governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, nesta quinta-feira (22), na sede da unidade, para apresentar o panorama de investimentos em esgotamento sanitário para os próximos anos e os projetos de impacto social da concessionária, tais como a Tarifa Social, o projeto Água Legal e a atuação nos núcleos urbanos.

Na oportunidade, o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, destacou os avanços conquistados nos últimos cinco anos de atuação na capital, dentre eles, a universalização do acesso à água em 2020. Quanto ao esgotamento sanitário, a empresa mais que dobrou a cobertura da cidade, que saiu de 19% para 42,6%. A meta é que até 2024 a capital eleve esse índice para 59%, concluindo a universalização do serviço em 2033.

“Chegamos em 2017 na cidade de Teresina e o nosso trabalho inicial foi investir na universalização do acesso à água. Estamos no quinto ano de um B-R-O Bró mais tranquilo, sem falta de água na zona urbana e, agora, partimos para investimentos em esgotamento sanitário. Tudo isso representa mais saúde e qualidade de vida aos teresinenses que hoje vivem uma nova realidade quanto à estrutura do saneamento básico”, afirma Jacy Prado.

A governadora conheceu a equipe de Responsabilidade da Águas de Teresina e os projetos que impactam positivamente na vida de milhares de teresinenses, como é o caso da Tarifa Social. O benefício concede 50% de desconto na fatura de água de pessoas em estado de vulnerabilidade. Atualmente, cerca de 12 mil pessoas usufruem desse recurso que proporciona acesso aos serviços de saneamento e ainda economia na renda familiar.

A chefe do executivo estadual também conheceu o projeto Pioneiros, iniciativa que proporciona aos jovens de escola pública uma imersão na estrutura da empresa, estimulando os participantes a pensar de forma inovadora acerca do saneamento básico. Ao final, os estudantes são desafiados a realizar um projeto que melhore a vida das comunidades em que eles fazem parte.

“Saneamento básico é tudo na vida da população. É um instrumento de política pública importante, que reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas. Quando empresas como a Águas de Teresina chegam na cidade, ficamos felizes, pois vidas são transformadas. O trabalho social e ambiental realizado merece todo o nosso respeito”, afirma a governadora Regina Sousa.

Em homenagem, a Águas de Teresina concedeu o primeiro título simbólico de “Amiga do Saneamento” à governadora. O selo reconhece personalidades que valorizam o saneamento, que tanto contribui para a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Teresina promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade Saiba mais
Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade

Para celebrar o Dia do Consumidor, a Águas de Teresina realiza a divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024. O documento ate...