Notícias

Ver notícia

O projeto prevê, inicialmente, a substituição de 1000 ramais prediais de água

Com o objetivo de reduzir o desperdício de água e garantir a segurança operacional do sistema de abastecimento na cidade, a Águas de Teresina realiza no bairro Morada Nova a troca de ramais que apresentaram reincidência de vazamentos durante o ano de 2021.

Os ramais são instalações que ligam a rede geral de água da rua com as instalações interna do imóvel. A troca ocorre para substituição de materiais antigos ou de baixa qualidade que foram identificados pela engenharia da empresa. Com a ação, a concessionária implementa a manutenção preventiva do sistema de abastecimento da zona urbana de Teresina e reforça o plano de combate de perdas que tem equilibrado a distribuição de água e conferido eficiência operacional.

A Águas de Teresina tem focado na redução de perdas, cujo índice saiu de 64,1% para 40,70% desde que as operações iniciaram, em 2017. A meta contratual prevê que o índice seja de 25% até 2027, décimo ano de operação dos serviços na cidade.

“A proposta é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água em toda a zona urbana da cidade, diminuindo vazamentos, principalmente em regiões que apresentaram grande incidência, chegando até 03 ocorrências no mesmo local. Consequentemente vamos minimizar o aparecimento de novos vazamentos nesses ramais e ainda obter a redução do índice de perdas da companhia, resultando em maior confiabilidade do sistema”, declarou Danilo Almeida, gerente de serviços da Águas de Teresina.

Durante o período de execução, além da substituição de ramais, as equipes de manutenção da concessionária farão levantamento de dados, manutenção de redes de água, inspeções e pesquisa de vazamentos. Os serviços externos preveem a recomposição de pavimentação asfáltica e, internamente, nas residências, a companhia deve realizar a recomposição de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Teresina promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade Saiba mais
Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade

Para celebrar o Dia do Consumidor, a Águas de Teresina realiza a divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024. O documento ate...