Notícias

Ver notícia

Capital finaliza o ano com 40% de cobertura em esgotamento sanitário

Com um ano marcado por muitos desafios trazidos pela continuidade da pandemia de Covid-19, a Águas de Teresina celebra a realização de diversas ações voltadas para a melhoria da infraestrutura de abastecimento de água por toda a capital piauiense e destaca o avanço nas obras de esgotamento sanitário na zona Norte da cidade. Além dos investimentos, a concessionária reabriu as lojas de atendimento presencial e intensificou as ações de relacionamento com a comunidade, seguindo todas as normas de biossegurança para preservar a saúde das pessoas. O cuidado com os colaboradores também foi um ponto alto, garantindo a conquista da premiação Lugares Incríveis para Trabalhar.

Esgotamento sanitário

Após ter encarado a universalização do abastecimento de água tratada na zona urbana como prioridade em 2020, a empresa avançou neste ano com as obras de esgotamento sanitário na zona Norte, realizando intervenções que vão impulsionar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Teresina. Equipes seguem em diferentes frentes de trabalho na construção de duas Estações Elevatórias de Esgoto, linhas de recalque e redes de esgoto em bairros da zona Norte da cidade. Com isso, Teresina finaliza o ano com 40% de cobertura de esgoto.
A concessionária também destaca a entrega das Estações Elevatórias dos bairros Gurupi, Santa Isabel e Uruguai, bem como a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Tancredo Neves, além da modernização nos sistemas das Estações de Tratamento de Esgoto do Bosque Residencial, Bosque Leste, Francisco das Chagas e da Cidade Industrial.

Abastecimento e qualidade da água

As ações na área de segurança operacional no sistema de abastecimento também foram destaque em 2021, com a perfuração de cinco poços profundos e a implantação de 15 mil metros de rede para a melhoria e regularização no abastecimento em diferentes regiões, instalação de equipamentos de pressão nas redes de distribuição, inserção de três novas estações de bombeamento (BOOSTER) em bairros estratégicos, implantação da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) no reservatório do Jockey para abastecer o bairro Planalto Uruguai, além de investimentos em automação na Estação de Tratamento de Água Norte (ETA-Norte). Todos as ações contribuíram diretamente para manter a regularidade no fornecimento de água na zona urbana de Teresina, fazendo a cidade atravessar um B-r-o Bró mais tranquilo.

Qualidade da água

A empresa também modernizou os Laboratórios Operacionais e de Monitoramento de Controle de Qualidade de Água, garantindo maior rastreabilidade em todas as etapas de tratamento e mais rapidez nas informações operacionais para tomadas de decisões.

Crescimento contínuo

Para atender ao crescimento contínuo da cidade, a empresa implantou cerca de 9.000 metros de rede de abastecimento e implementou 5.300 novas ligações de água. Regiões vulneráveis também receberam atenção especial, como ocupações recém regularizadas onde houve a implantação de 20 km de novas redes de água, com benefício direto a mais de 17,5 mil teresinenses. A concessionária também realizou a substituição de 98 mil hidrômetros a partir do projeto Água Legal, cujo objetivo é ampliar o acesso à água tratada, visando reduzir os desperdícios e otimizar a distribuição de água na cidade.

Núcleos Urbanos

Este ano, a Águas de Teresina assumiu o serviço de abastecimento dos núcleos urbanos da Usina Santana, Cerâmica Cil e Taboca do Pau Ferrado, localizados em áreas mais afastadas e que enfrentavam constantes problemas de desabastecimento. A empresa prevê a implantação de 8 km de rede nos três núcleos, resultando no atendimento de aproximadamente 9 mil moradores com água tratada regularmente. Além disso, as famílias foram incluídas na Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta de água para a população atendida pelo Bolsa Família.

Responsabilidade Social

Na área Social, a empresa desenvolveu o concurso cultural “Caminho das Águas”, que movimentou a comunidade escolar para a produção de vídeos curtos sobre o ciclo da água; além do projeto “Arte nos Muros – Consumo Consciente da Água”, que mobilizou professores e alunos em torno da conscientização sobre a importância do consumo consciente de água. A concessionária também ressaltou sua presença na comunidade com o projeto Águas na Praça, que visa ampliar o acesso à Tarifa Social e trabalhar ações de voluntariado, levando atendimento e projetos sociais às pessoas em situações de vulnerabilidade. O projeto social “Desenvolvendo Pessoas através do Esporte” é outra iniciativa destinada a crianças e jovens em situação de risco, que por meio da modalidade esportiva badminton, incentiva a atividade física e trabalha ideias acerca da sustentabilidade, do fortalecimento da disciplina e da cooperação.

Atendimento

Com a redução dos índices de Covid-19 no Estado, e em concordância às normas sanitárias, as lojas da Águas de Teresina nos Espaços da Cidadania do Shopping Rio Poty e do Show Auto Mall, Parque Piauí, Dirceu e Santa Maria foram reabertas, ampliando o atendimento aos usuários. Em paralelo, a empresa aumentou o número de profissionais do Call Center, fortalecendo os canais digitais de atendimento, uma alternativa mais segura e que é disponibilizada aos clientes 24 horas, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, a empresa lançou o pagamento das faturas via Picpay e auxílio emergencial pelo Governo Federal. A participação em projetos especiais da administração municipal, como o Teresina Cuida de você, também tornou expressivo o índice de atendimentos da empresa. O Stand de Experiências, instalado no Teresina Shopping, foi a grande novidade que intensificou, já no final do ano, os serviços ofertados pela concessionária, incluindo as negociações de débitos.

Recursos Humanos

A geração de empregos foi um dos grandes benefícios da Águas de Teresina na capital. Atualmente, a empresa possui 816 funcionários efetivos e 317 colaboradores, gerando mais de mil empregos diretos e indiretos na capital piauiense. A empresa mantém os programas Jovem Aprendiz e Trainee como portas de entrada para aumentar a empregabilidade entre os teresinenses.

Premiações

Pelo segundo ano consecutivo, a Águas de Teresina foi colocada entre as empresas eleitas como “Lugares Incríveis para Trabalhar”, sendo a única do Piauí a figurar na lista premiada do portal UOL e Fundação Instituto de Administração (FIA). A empresa destacou-se pelo alto nível de satisfação entre os seus colaboradores, que preencheram formulário de pesquisa sobre o clima organizacional. Também pelo segundo ano seguido, a concessionária foi premiada com o Selo Dona Saló, concedido pela Prefeitura Municipal de Teresina, em reconhecimento às ações de equidade de gênero no mercado de trabalho.

Saúde e Segurança

A concessionária de água recebeu por duas vezes em 2021 o selo Safe Guard, uma certificação internacional por medidas preventivas à Covid-19, fazendo referência ao cumprimento de todos os protocolos de segurança necessários para evitar a propagação do novo coronavírus. A vacinação contra a gripe entre os colaboradores também foi outro cuidado que fez toda a diferença na saúde e segurança dos colaboradores. Além disso, a Águas de Teresina implementou a cultura do “Paradão da Segurança”, com a realização de diálogos mensais em todas as unidades da empresa tendo como foco a vida das pessoas, além de realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Compartilhar:

Veja Também

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Teresina promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Teresina e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.