Notícias

Ver notícia

A Águas de Teresina entrega mais um importante marco para a capital piauiense, a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro Itaperu. O evento de inauguração acontece nesta quinta-feira (08), às 9 horas, e contará com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. A estrutura é fundamental para ampliar a cobertura de tratamento de esgoto da zona urbana da capital, cujo índice cresceu de 19% para 42,6% nos últimos cinco anos.

A Estação Elevatória de Esgoto beneficiará cerca de 12 mil pessoas residentes nos bairros Aeroporto, Parque Alvorada e Itaperu, transformando para melhor as condições sanitárias da região e impactando o desenvolvimento socioeconômico de Teresina. Além de reduzir as doenças por veiculação hídrica, o esgotamento sanitário contribui para ampliar a valorização imobiliária da cidade. Até 2024, Teresina terá elevado esse índice para 59%, com a universalização do serviço prevista para 2033.

“O empreendimento contribui para o desenvolvimento sustentável de Teresina, o bem-estar dos moradores e o crescimento da cidade. Além da elevatória, também estamos instalando rede de esgoto na região, que concretizam melhorias que integram o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e garantem a eficiência operacional. Estamos trabalhando para Teresina se tornar referência em saneamento básico na região Nordeste”, destaca Jacy Prado, presidente da Águas de Teresina.

Estação Elevatório de Esgoto
A Estação Elevatória de Esgoto (EEE) é um equipamento que tem papel importante nos locais com desnível de solo, pois tem a capacidade de transferir os esgotos existentes de um ponto mais baixo para outro mais elevado da cidade, onde ocorrerá o tratamento dos efluentes de forma adequada do ponto de vista sanitário.

Assim, a EEE Aeroporto terá como função realizar o bombeamento do esgoto da região do Lagoas do Norte para um ponto mais elevado, ou seja, até os dejetos chegarem na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá, localizada na avenida Maranhão, para o devido tratamento. O sistema contribui para a redução de contaminações e transmissões de doenças que estão diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalada.

Serviço:
Estação Elevatória de Esgoto Aeroporto – EEE Aeroporto
Endereço: rua Vereador Edson Pires, s/n – bairro Itaperu – em frente ao Instituto Educacional São Sebastião
Data: 08/09 (quinta-feira)
Horário: 9h

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.

Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade Saiba mais
Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade

Para celebrar o Dia do Consumidor, a Águas de Teresina realiza a divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024. O documento ate...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Teresina é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Teresina.