Notícias

Ver notícia

O ano de 2020 foi de muitos desafios, mas também de muito aprendizado e adaptações. Com a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais evidente a importância do acesso ao saneamento básico. A Água de Teresina trabalhou com ainda mais dedicação para garantir a prestação desses serviços tão essenciais para a população em um ano de muita batalha contra o coronavírus. Para 2021, a concessionária irá investir cerca de R$ 100 milhões na ampliação e modernização dos serviços.

O planejamento para o próximo ano inclui as ações de combate às perdas; avanço na cobertura de esgoto; implantação da rede de água trada em áreas que serão regularizadas pela prefeitura; modernização das Estações de Tratamento de Água e de equipamentos, além de investir na automação e eficiência energética dos sistemas de água e esgoto.

“Esse foi certamente um ano desafiador para em todos os setores e no saneamento não foi diferente. Mas, de forma rápida, nos adaptamos ao novo cenário e conseguimos manter a qualidade e frequência na execução dos serviços que prestamos. Como embaixadores da saúde, é esse mesmo afinco que levaremos para o ano que se aproxima, seguindo com a expansão dos serviços de água e esgoto para atender os teresinenses”, destaca Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de Teresina.

Universalização – Em 2020, o marco mais importante foi o cumprimento da primeira meta do contrato de subconcessão que previa a universalização do abastecimento de água tratada, que significa o atendimento a todos os imóveis situados na área urbana regular da capital. Para alcançar esse marco resolvendo problemas crônicos e históricos de desabastecimento, a Águas de Teresina executou obras importantes que ampliaram a capacidade de produção e distribuição, tornando o sistema mais moderno e garantindo sua eficiência operacional.

Quatro grandes obras fundamentais para a ampliação da distribuição de água tratada foram finalizadas e entregues à cidade este ano: duas adutoras que totalizam mais de 13 km implantadas nas regiões Norte e extremo Leste; ampliação da Estação de Tratamento de Água Norte e instalação da nova unidade de bombeamento de água Petrônio Portela, na zona Leste.

Mais de 100 intervenções como ativação de poços, interligações de rede, instalação de booster e registros e setorizações, também foram fundamentais para melhorar a distribuição de água em diversos bairros nas quatro regiões da cidade.

A empresa também levou água para onde não tinha, mudando a realidade de muitas famílias. Este ano as obras foram realizadas em comunidades como Padre Humberto, Dandara dos Cocais, Residencial Ananias Carvalho e Vitória Popular. A atuação da Águas de Teresina em áreas de ocupações consolidadas, a partir da implantação da rede de água já alcançou aproximadamente 33 mil pessoas, incluindo outras localidades como Parque Vitória, Parque Eliane, Terra Prometida, Vila Nova Esperança, Dilma Rousseff e Leonel Brizola.

Esgoto – A ampliação do índice de atendimento da população com acesso à coleta e tratamento de esgoto também representa um avanço significativo no trabalho diário das equipes da concessionária para tornar Teresina cidade referência no Nordeste em saneamento básico. Em três anos, Teresina evoluiu sua cobertura de esgoto de 19% para 35,65%. Hoje, 291.828 teresinenses, têm acesso ao serviço de esgotamento e contam com melhores condições sanitárias.

Em 2021, a concessionária fará a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto do Tancredo Neves, na zona Sudeste. As obras estão a todo vapor e o sistema de esgoto beneficiará cerca de 1.200 famílias na região.

Ações na pandemia – Numa adaptação rápida, a Águas de Teresina estabeleceu um plano de contingência e, como prestadora de serviço essencial à população, segue integralmente com equipes trabalhando 24 horas para garantir água tratada nas torneiras dos teresinenses. O atendimento telefônico e online foram ampliados para que a população tenha acesso a todos os serviços.

O cuidado também foi reforçado junto aos colaboradores ampliando a equipe médica e colocando diversas atividades em home office. As equipes de campo contam com todos os equipamentos necessários e orientação para prevenção ao Coronavírus.

A responsabilidade social da Águas de Teresina se estende também com o apoio ao poder público e sociedade civil organizada em ações de sanitização de espaços públicos, confecção de máscaras de proteção, instalação de pias para higienização das mãos e implantação da rede de água para os hospitais de campanha. Por estas ações, a concessionária foi homenageada pelo governador Wellington Dias este mês durante o II Fórum Piauí de PPPs e Concessões, organizado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc).

Também neste mês de dezembro, a concessionária figurou na lista das 100 empresas reconhecidas pelo prêmio Lugar Incrível para Trabalhar, iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA). A premiação atesta as boas práticas de trabalho que inspiram profissionais mais satisfeitos e engajados. Ao todo, 320 empresas de todo Brasil participaram da seleção.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Teresina e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.