Notícias

Ver notícia

Ação visa incrementar produção de água para garantir o abastecimento nos meses mais quentes do ano

Com o início do período de altas temperaturas, a Águas de Teresina anuncia o plano preventivo de ações para o B-R-O BRÓ 2024, que traz os investimentos realizados na infraestrutura de água para garantir o abastecimento contínuo na cidade e suportar o consumo que aumenta em até 30% nesse período. O plano traz as atividades realizadas pela concessionária desde o início do ano e que se intensificam a partir do segundo semestre.

“Realizamos ao longo do ano uma série de ações que visam otimizar o fornecimento de água aos teresinenses, proporcionando tranquilidade nesse período mais quente do ano. Apesar de ser um momento em que a temperatura chega a ultrapassar os 40°C, aumentando o consumo de água tratada, a empresa tem realizado investimentos que garantem o padrão de atendimento de acordo com o crescimento da cidade, dando assim continuidade ao abastecimento de forma regular”, destaca o diretor executivo Renee Chaveiro.

Entre as ações realizadas pela empresa na cidade estão: instalação de 5 novas unidades de bombeamento (boosters), perfuração de 2 novos poços, 41 interligações no sistema, substituição de 1.106 metros de rede de ferro por PVC e extensão de 3.652 metros de rede de abastecimento. Além disso, estão previstos a modernização dos equipamentos (manutenção ETA Sul), implantação de 6 novos booster, construção de 5 poços, substituição de mais 3.667 metros de rede e extensão de outros 1.120 metros. Ao todo são mais de 41 bairros beneficiados.

Como parte do Plano de Prevenção para o B-R-O BRÓ, no dia 14 de julho (domingo), haverá uma parada programada na Estação de Tratamento de Água (ETA Sul) a partir do meio-dia. Esta ação incluirá a modernização do sistema de bombeamento, limpeza da estação e manutenção dos painéis elétricos e da subestação de energia, envolvendo mais de 50 colaboradores. Os serviços estão previstos para terminar à meia noite. O funcionamento da rede será restabelecido gradualmente após a execução. Como o sistema opera por pressão, a água retornará primeiro às áreas centrais e depois às regiões mais elevadas da cidade. Durante a manutenção, 80% da cidade ficará sem abastecimento, sendo necessário que a população reserve água.

“Além de todos esses investimentos, precisamos também do apoio da população a partir do uso racional da água, evitando práticas que contribuem com o desperdício. Por isso, também promovemos campanhas de conscientização, junto a lideranças comunitárias, permitindo o desenvolvimento de estratégias que reforçam o consumo consciente da água.”, destaca o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Bairros que não serão impactados com a manutenção programada:

Alegre, Jacinta Andrade, Monte Verde, Parque Brasil, Santa Maria, Santa Rosa, Dilma Rousseff, Parque Wall Ferraz, Loteamento Cidade Industrial, Vila Dandara, Francisca Trindade, Parque Firmino Filho, Conjunto Jardim Monte Verde, Vila Leonel Brizola, Aroeiras, Cidade Jardim, Pedra Mole, Tabajaras, Vila do Avião, Vila Meio Norte, Vila Anita Ferraz, Nova Teresina e Vila Nova Conquista.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Teresina é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Teresina.

Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade Saiba mais
Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade

Para celebrar o Dia do Consumidor, a Águas de Teresina realiza a divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024. O documento ate...