Notícias

Ver notícia

A Águas de Teresina comemora 5 anos de atuação na capital piauiense com expressivos avanços no setor de saneamento da cidade. Um histórico de muito trabalho que resultou na melhoria da infraestrutura de abastecimento de água da zona urbana, resolvendo um problema crônico de falta de água que tanto prejudicava a qualidade de vida dos moradores, sobretudo no B-R-O Bró. E que avança agora na cobertura de esgotamento sanitário que, mais que dobrou, saindo de 19% para 42,6%.

“No início da concessão, focamos no abastecimento de água em Teresina, com a missão de transformar vidas que hoje contam com mais saúde e qualidade no dia a dia de consumo. Agora estamos na fase de ampliar a coleta e tratamento de esgoto, atuando em uma nova perspectiva de investimentos na zona Norte da cidade que farão Teresina se tornar referência em saneamento básico na região Nordeste”, destaca o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Abastecimento regular e de qualidade
A concessionária já aplicou no município em torno R$ 1,1 bilhão em ações na área de segurança operacional do sistema de abastecimento de água, como a perfuração de poços profundos, implantação de redes para a melhoria e regularização no abastecimento em diferentes regiões, instalação de equipamentos de pressão nas redes de distribuição, inserção de novas estações de bombeamento (BOOSTER) em bairros estratégicos, além de investimentos em automação.

Todos as ações contribuíram diretamente para universalização do abastecimento e a regularidade no fornecimento de água tratada e de qualidade que dá para beber direto da torneira, como relata o senhor Reginaldo Soares, morador da Usina Santana, na zona Sudeste.

“A gente não dormia durante a noite, porque era o horário que tinha água e íamos pegar para usar durante o dia. Passei uns 15 anos sem saber o que era tomar banho de chuveiro. Agora temos água na torneira, podemos tomar aquele banho de chuveiro, a esposa pode lavar roupa com tranquilidade, enfim, temos mais saúde e tudo mudou para melhor”, enfatiza.

Além de garantir investimentos para proporcionar água para todos e com regularidade, a empresa investe constantemente no monitoramento por meio de Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) da água. Ao todo, Teresina possui 120 PCQs instalados estrategicamente na cidade para coletar amostras e analisá-las periodicamente. Tudo para fazer a água chegar com potabilidade garantida, conforme as exigências do Ministério da Saúde.

Esgotamento sanitário
Atualmente, a Águas de Teresina trabalha para garantir a universalização do esgotamento sanitário e acabar de vez com a realidade de esgoto à céu aberto na capital. Desde que começou a operar na cidade, a Águas de Teresina mais que dobrou a cobertura de esgoto da cidade e a meta é que até 2024 seja alcançado o índice de 59%, com a expectativa de atingir 90% até o ano de 2033.

De acordo com o diretor-executivo da empresa, Fernando Lima, com o avanço das obras de esgoto as portas da cidade vão se abrir para um novo patamar de desenvolvimento. Além de melhorar diretamente a saúde e a qualidade de vida da população, o saneamento também contribui para a preservação ambiental dos nossos rios, a valorização imobiliária, o crescimento do turismo e também a atração de novos investimentos.

“Cuidar do saneamento básico é cuidar diretamente do meio ambiente. Uma cidade saneada preserva seus recursos hídricos, em virtude do tratamento correto dos dejetos, que deixarão de poluir a natureza. Isso contribui para um bioma muito mais saudável e impacta positivamente na saúde e qualidade de vida das pessoas”, destaca o diretor.

Responsabilidade Social
A Águas de Teresina mantém uma agenda intensa de projetos sociais, como é o caso do Afluentes, que atua como canal aberto de comunicação entre lideranças comunitárias e a empresa, contribuindo para a resolução de problemas que afetam as famílias. Com o projeto Pioneiros, a concessionária promove conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho e as diferentes profissões. A partir do Vozes do Saneamento, a empresa promove o diálogo sobre a importância do saneamento na saúde e qualidade de vida com grupos específicos de influenciadores da cidade. Já o projeto Águas na Praça consiste na realização de eventos em espaços públicos, integrando-se com o dia a dia da comunidade, além de ampliar o acesso à Tarifa Social, trabalhando ações de voluntariado e levando atendimento às pessoas em situações de vulnerabilidade. O projeto social “Desenvolvendo Pessoas através do Esporte” também é outra iniciativa destinada a crianças e jovens em situação de risco, que por meio da modalidade esportiva badminton, incentiva a atividade física e trabalha ideias acerca da sustentabilidade, do fortalecimento da disciplina e da cooperação.

Mais cidadania e dignidade
A atenção à população em estado de vulnerabilidade de áreas recém-regularizadas ou de ocupação da cidade é uma das marcas do trabalho da Águas de Teresina. Por meio do projeto Água Legal, a empresa tem levado mais saúde e cidadania à diversas famílias carentes. Somente nesse primeiro semestre de 2022, foram executados aproximadamente 9 mil metros de rede de abastecimento de água, beneficiando moradores que deixaram de recorrer a mecanismos precários de abastecimento, melhorando consideravelmente suas vidas que foram transformadas pelo acesso ao saneamento.

“Muitos são os desafios, mas trabalhamos com foco e determinação para oferecer mais saúde para a população. Para se ter uma dimensão, desde que chegamos na capital, as internações decorrentes de diarreia em Teresina caíram em torno de 68%. Todos os nossos esforços demonstram nosso comprometimento em contribuir de forma efetiva para a qualidade de vida da população”, finaliza Jacy Prado.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Teresina promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.