Notícias

Ver notícia

Entre os professores do projeto, está a primeira atleta piauiense a conquistar uma medalha internacional na modalidade

Conhecido como esporte de peteca, o Badminton foi a modalidade escolhida para ser trabalhada com crianças e adolescentes em situação de risco no projeto “Desenvolver pessoas através do esporte”. A ação será realizada a partir de uma parceria entre a Águas de Teresina, a Secretaria Municipal da Juventude (SemJuv) e o Instituto Jovem Promessa, com o apoio das secretarias de Educação e Esporte. O pré-lançamento ocorreu na manhã desta sexta (20), no Clube dos Servidores Municipais de Teresina

“A iniciativa tem o objetivo de dar oportunidade a essa juventude em situação de vulnerabilidade social, a partir da prática esportiva, ajudando a formar cidadãos. A proposta é criar uma perspectiva de futuro melhor para as crianças e adolescentes carentes atendidas pelo projeto”, explica Bárbara Melo, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina.

Ao todo, serão formadas quatro turmas de 20 alunos, com idade entre 6 e 17 anos, que receberão todo o material, além dos uniformes. As inscrições serão realizadas por meio de parceria com as escolas municipais da zona Norte próximas aos locais onde as aulas esportivas serão ministradas. A proposta é que as atividades ocorram num período de 10 meses, duas vezes por semana, no contra turno escolar, com uma carga horária diária de 1h30.

“Serão dez meses de projeto nos quais esperamos que essas crianças sejam muito felizes. Queremos descobrir talentos e quem sabe, atletas de ponta, como a Monalisa Feitosa, um grande nome do badminton piauiense e que será professora desse projeto. Sua experiência contribuirá para que tenhamos grandes atletas, afinal de contas, essas crianças surgem de projetos sociais como este, a exemplo da nossa ginasta Rebeca Andrade, um sucesso nas Olimpíadas 2021, e que começou sua carreira em um projeto social”, informou o professor Queiroz Filho, coordenador do projeto.

Para a atleta Monalisa Feitosa, o esporte é essencial para o desenvolvimento pessoal. “Através do esporte podemos trabalhar essas crianças de forma que elas se desenvolvam, não só para competições no esporte, mas para situações diversas da vida pessoal, uma vez que a atividade esportiva também trabalha o comportamento da pessoa”, comenta a atleta.

Durante o pré-lançamento do projeto, a secretária da Juventude, Eliana Lago, destacou a oportunidade de criar, a partir do esporte, jovens saudáveis e preparados para contribuir com a sociedade. “Por meio dessa ação em que trabalha essa modalidade diferenciada, que é o badminton, vamos estimular crianças e adolescentes a participarem das atividades esportivas, recreativas e que melhoram a socialização dessa juventude, tanto no que se refere ao comportamento dentro de casa, como em relação à atenção que será refletida dentro da sala de aula”, concluiu a titular da Semjuv.

Início das atividades

As aulas do projeto estão previstas para começar no final de agosto, nos turnos manhã e tarde. Os encontros acontecerão sempre às terças e sextas-feiras. Os horários serão divididos por turmas. A primeira de 8h às 9h30, a segunda de 9h30 às 11h, a terceira de 14h30 às 16h e a última das 16h às 17h30.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Teresina promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Teresina é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Teresina.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.