Notícias

Ver notícia

A água exerce um papel fundamental nos cuidados com a saúde, principalmente neste período de pandemia de Covid-19, em que a higiene pessoal é uma das medidas mais eficazes no combate ao novo coronavírus. Reforçando o compromisso de promover mais cidadania e qualidade de vida aos moradores, a Águas de Teresina universalizou o acesso à água tratada na área urbana e, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22), iniciou a instalação de Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) na cidade.

Cada PCQ é ligado à rede de abastecimento e as coletas serão feitas de forma periódica, com o objetivo de intensificar o controle da qualidade da água que chega aos teresinenses. As primeiras unidades estão sendo instaladas em regiões que já receberam também os Pontos de Controle de Pressão (PCPs), cuja função é monitorar em tempo real a pressão de água na rede, permitindo que a Águas de Teresina tenha um mapeamento real do consumo na cidade. Ao todo, 75 equipamentos serão instalados ao longo deste ano.


Por mês, são realizadas em média 1.275 coletas. Essas amostras são encaminhadas para o Laboratório de Controle de Qualidade da Água e submetidas a testes físico-químicos e microbiológicos. A Águas de Teresina tem investido continuamente na melhoria dos processos de tratamento da água que é distribuída na cidade, de forma a atender aos padrões de potabilidade estabelecidos pela PRC nº 05, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde.

“Estamos empenhados em garantir a qualidade da água que é fornecida aos teresinenses e, para isso, temos adotado excelentes soluções tecnológicas porque entendemos que, ao garantir o acesso à água tratada, estamos contribuindo para a saúde da população. A água movimenta a rotina das nossas casas, escolas, hospitais e também movimenta a economia. Enfim, a água movimenta a vida”, frisa Fernando Lima, diretor-executivo da Águas de Teresina.

Água é saúde – De acordo com o Instituto Trata Brasil, cada R$ 1,00 investido em saneamento gera economia de R$ 4,00 na saúde. Assim, a Águas de Teresina segue realizando ações para atender ao crescimento demográfico da cidade. No ano passado, a concessionária cumpriu a primeira meta do contrato de subconcessão que previa a universalização do abastecimento de água tratada, que significa o atendimento a todos os imóveis situados na área urbana regular da capital.

Dentro desse processo de universalização, vale um destaque especial ao atendimento à comunidades que pela primeira vez passaram a contar com água potável. A partir da implantação da rede de água, aproximadamente 33 mil pessoas já foram alcançadas, trabalho esse que terá continuidade este ano.

Consumo consciente – O diretor-executivo alerta ainda para a importância do uso consciente da água, afinal, manter bons hábitos é importante para preservar o meio ambiente e cuidar das gerações futuras. “A água é um bem finito, não é um recurso inesgotável. Então, é importante que cada cidadão tenha um consumo de forma equilibrada, consciente. Faz parte também da nossa postura enquanto embaixadores da saúde e responsáveis pelo abastecimento de água orientar para o uso racional da água e, para isso, temos os nossos programas socioambientais com esse objetivo da educação ambiental”, destaca Fernando Lima.

Para conhecer todos os programas desenvolvidos pela Águas de Teresina, basta acessar o link: https://www.aguasdeteresina.com.br/responsabilidade-social/

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Teresina é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Teresina.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Teresina e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.