Notícias

Ver notícia

“O rio está bem mais saudável e isso é fácil de perceber, pois antigamente, por esse tempo, já víamos as águas esverdeadas por conta do lodo e bastante aguapés. Além disso, podemos ver que as águas que descem das galerias diminuíram muito, o que prova que há menos esgoto vindo para nossos rios”, relata o pescador José Francisco, que mora há 43 anos no Poti Velho, bairro que a partir dessa semana começa a receber obras de coleta e tratamento de esgoto.

De acordo com o pescador, a ampliação da infraestrutura de esgoto contribui, inclusive, para a melhoria da venda dos peixes. “As pessoas, geralmente, preferem os peixes de criadouros, por conta do ambiente mais limpo. Com a ampliação dessas redes de esgoto, podemos até melhorar o valor cobrado. Com as águas dos rios mais limpas, teremos peixes mais saudáveis para comercializar”, destaca José Francisco.

Teresina está com 43,4% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Diariamente, cerca de 40 milhões de litros de esgoto são tratados e devolvidos corretamente aos rios. “O valor tratado equivale a 15 piscinas olímpicas. Com a ampliação das obras de esgoto, vamos avançar a cobertura para 59% até o final de 2024, favorecendo ainda mais a qualidade das águas dos nossos rios”, enfatiza o diretor-executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro.

Esta semana, concessionária está com frentes de trabalhos nos bairros Centro, Piçarra, Itaperu, Vermelha, Pirajá, Poti e Acarape para implantação/ampliação de rede coleta, ligação de esgoto, elevatórias e estação de tratamento de esgoto. Os serviços executados fortalecem as ações voltadas à universalização do esgotamento sanitário de Teresina, trazendo mais saúde e qualidade de vida para a população e colocando a capital em destaque no Nordeste.

Acompanhe o cronograma de obras e atividades na cidade de 28/08 a 01/09:

Canteiros de obras

  • Poti Velho – implantação da rede coletora na rua Alameda Domingos Jorge Melo e avenida Desembargador Vaz Costa.
  • Acarape – implantação da rede coletora e ligação de esgoto na rua Almirante Tamandaré, Frei Segismundo, Comandante Helvécio e Paraná.
  • Centro – implantação da rede coletora nas ruas Arlindo Nogueira e Quintino Bocaiúva.
  • Piçarra – implantação da rede coletora nas ruas Tersandro Paz, Santa Catarina, São Pedro, Taumaturgo de Azevedo, Avenida Leônidas Melo, Higino Cunha e Miguel Rosa.
  • Itaperu – implantação da rede coletora nas ruas Bom Jesus, Dourados e Raimundo Soares Cordeiro.
  • Vermelha – implantação da rede coletora e ligação de esgoto nas ruas Astrolábio Passos, Vinte e Um de Abril, Manoel Paz, João Cabral, Riachuelo, Firmino Pires, Zeferino Vieira e João Virgílio.
  • Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto) – ampliação da Estação Elevatória de Esgoto e serviço estrutural do Tratamento Preliminar.

Visitas socioambientais
Centro, Vermelha, Itaperu, Aeroporto, Poti Velho, Mocambinho, Nova Brasília, Novo Horizonte, Acarape, Gurupi, Piçarra e Fátima.

Reuniões com a comunidade
Piçarra, Centro, Poti Velho e Vale do Gavião.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Teresina é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Teresina.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Teresina promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade Saiba mais
Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade

Para celebrar o Dia do Consumidor, a Águas de Teresina realiza a divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024. O documento ate...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.