Notícias

Ver notícia

A estudante Daniela Hanna do Nascimento Abreu, 17 anos, foi a grande vencedora na etapa nacional do projeto Pioneiros, promovido pela Águas de Teresina. Aluna do Ensino Médio na Unidade Escolar Barão de Gurguéia, Daniela Hanna apresentou o projeto “Mude os Hábitos, Mude o Mundo”, com foco na comunidade Vila Irmã Dulce, zona Sul da capital. A solenidade virtual de premiação foi realizada nesta segunda-feira (1º), com transmissão ao vivo pelo Youtube.

A proposta, segundo a estudante, é envolver a comunidade em oficinas de reciclagem, além de criar um ambiente onde os moradores passem a ter uma renda a partir desse trabalho e possam preservar mais o meio ambiente. Daniela Hanna concorreu com mais 106 jovens das 10 unidades Aegea participantes que, no segundo semestre do ano passado, fizeram uma imersão pelo universo do saneamento básico. O Pioneiros é desenvolvido por concessionárias da Aegea Saneamento em todo o país. Além de Teresina (PI), com o 1° lugar, jovens de Manaus (AM) e Sinop (MT) conquistaram o 2º e 3º lugar, respectivamente.

“É uma grande satisfação ganhar o Pioneiros. Nessa jornada eu percebi que se a gente não correr atrás não consegue nada. Eu corri atrás com os meus voluntários e hoje o projeto ‘Mude os Hábitos, Mude o Mundo’ é um sucesso. É uma honra iniciar essa jornada do projeto com o nome de uma empresa como a Águas de Teresina”, disse a vencedora.

“Parabenizamos todos os jovens que se envolveram no projeto Pioneiros e aos tutores que acompanharam os participantes ao longo das atividades. O Pioneiros tem o cuidado e a visão de mudar o cenário local. A princípio, ele pode parecer que está atingindo um pequeno espaço, mas quando a gente está atingindo o meio ambiente, o nosso mundo, ele tem grande proporção. A Daniela está de parabéns, foi pra cima e mostrou sua garra. Então nós só temos a agradecer pela dedicação”, disse Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de Teresina.

Em Teresina, 18 jovens foram selecionados para participar das atividades do Pioneiros. Por 45 dias os estudantes vivenciaram todos os setores da Águas de Teresina, o que permitiu a eles aprender sobre as diferentes áreas, os serviços de infraestrutura e saneamento básico. Após esse período, eles elaboraram um trabalho que tinha como propósito contribuir com o saneamento no bairro, região ou cidade. Divididos por duplas, eles tiveram apoio de um tutor que os auxiliou na produção do projeto.

“Ser escolhida pela Daniela como tutora, pra mim, foi uma honra. Desde que conheci o projeto dela abracei a causa e enxerguei um propósito muito nobre com chances reais de chegar à final. Ter a Daniela como tutorada foi motivo de muito orgulho. Ver uma menina tão nova com um engajamento social tão presente me fez acreditar que realmente nossos jovens são o futuro desse planeta”, avalia a analista ambiental da Águas de Teresina, Mirella Albuquerque.

Para o presidente da Aegea Saneamento, Radamés Casseb, essa retroalimentação entre profissionais e estudantes vai gerar frutos surpreendentes no futuro. “Nas conversas com os tutores nós percebemos que a dinâmica de troca com os jovens estudantes cria uma visão de futuro, visão de disciplina e, de certa forma, ilumina o caminho de desenvolvimento desses jovens, cujo destino é cuidar de suas comunidades. Essa retroalimentação entre profissionais e estudantes vai gerar frutos surpreendentes no futuro”, destaca.

Sobre o Pioneiros – Desenvolvido nas concessionárias da Aegea Saneamento, o projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos jovens sobre o mercado de trabalho, apresentá-los a diferentes profissões e introduzi-los no setor do saneamento básico. De forma prática, os estudantes aprendem sobre as diversas áreas da empresa, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação.

Devido às orientações de distanciamento social para evitar o contágio da Covid-19, as palestras e reuniões foram todas realizadas de forma remota. Para isso, cada estudante recebeu um tablet com chip, que ao final do projeto foi disponibilizado para que eles acompanhassem as atividades de suas escolas e como forma de agradecimento pelo engajamento no Pioneiros.

Clica aqui e veja como foi o evento

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.

Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água Saiba mais
Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água

Pelo app, os pagamentos à vista podem receber cashback de 40% do valor da fatura no primeiro pagamento Visando oferecer mais praticidade ...

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Teresina oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.