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A Águas de Teresina tem facilitado a adesão ao serviço de esgotamento sanitário aos clientes cujos imóveis estão situados em áreas onde há a disponibilidade de rede. O valor da ligação de esgoto varia entre R$ 566,61 e R$ 684,66 e pode ser parcelado em até 60 vezes, em qualquer uma das oito lojas de atendimento da concessionária.

O valor da tarifa de esgoto corresponde a 80% da tarifa de água, ou seja, a cada R$ 1,00 pago pelo serviço de abastecimento de água, são cobrados R$ 0,80 pelo tratamento de esgoto.

A Lei Federal 11.445 prevê que ocorra a cobrança tarifária em áreas onde há serviço de esgotamento sanitário, mesmo que não haja a conexão à rede. Conforme o Art. 45 da referida lei, é obrigatório fazer a ligação da residência à rede pública de esgoto. Nas áreas onde há disponibilidade de rede de esgoto, a Águas de Teresina notifica o usuário, informando-o sobre a importância de conexão. A notificação ocorre 30 dias antes da cobrança de tarifa. Nos locais em que ainda não há disponibilidade, a cobrança não é efetuada.

“Mesmo que a legislação vigente determine a cobrança do serviço onde há rede de esgotamento sanitário, nos interessa que a população faça a devida conexão para desfrutar dos benefícios do esgotamento sanitário. A ligação de esgoto deve ser vista como um investimento para a saúde, pois sabemos que a correta coleta, afastamento e tratamento do esgoto reduz significativamente os riscos de doenças, valoriza o imóvel e eleva a qualidade de vida”, destaca Pedro Alves, gerente de sustentabilidade da Águas de Teresina. Atualmente, Teresina conta com 31% de cobertura, índice este que cresceu mais de 60% após a operação da concessionária na capital.

Como fazer a ligação

A Águas de Teresina disponibiliza a rede pública na rua, porém, a ligação interna da casa deve ser construída pelo proprietário. Essa ligação consiste em tubulações que ligam à rede de esgoto todas as descargas da casa: vaso sanitário, ralo do chuveiro, pias e tanque de lavar roupas. Atenção: a água de chuva que vem das calhas, da varanda ou do quintal não deve ser ligada à rede de esgoto.

Nas lojas de atendimento, os usuários têm todas as orientações para fazer a interligação, bem como tem acesso ao plano de parcelamento para aderir ao serviço. No site da concessionária também estão disponíveis informações. Basta acessar: www.aguasdeteresina.com.br

Outras informações sobre os serviços de água, coleta e tratamento de esgoto podem ser obtidas pelos canais de atendimento da empresa. Call center: 0800 223 2000 ou 115. A concessionária conta com atendimento via WhatsApp pelo número 98124-3199 e ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para celulares Android e IOS.

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