Notícias

Ver notícia

Os hidrantes, em geral, são lembrados como equipamentos fundamentais para o auxílio de combate a incêndios. Entretanto, esse item é de suma importância para as companhias de água, que o utilizam para fazer a descarga na rede de abastecimento. Ou seja, eles são essenciais para fazer uma despressurização ou limpeza da rede, em momentos de manutenções.

Esse serviço de descarga é uma atividade prevista no escopo de trabalho de todas as concessionárias de abastecimento de água. Ele acontece, por exemplo, quando é feito um reparo de vazamento de rede, sendo necessária a abertura do hidrante mais próximo para que não haja o risco de que, caso a água apresente algum resquício de sujeira, não chegue às residências.

“É importante que a população, ao ver um hidrante jorrando água, entenda que esse procedimento não se trata de um desperdício, mas faz parte de uma rotina normal conhecida como descarga de rede, cuja ação é sempre sinalizada com uma placa informativa de que está sendo realizado uma manutenção na área”, explica Murilo Formiga, gerente de Operações da Águas de Teresina.

O uso do hidrante provoca falta de água?

Faltas de água ocorrem geralmente por conta de vazamentos, que resultam em manutenções emergenciais. Então, a falta de água não ocorre por conta de um hidrante jorrando, mas por conta de algum vazamento, que para ser consertado é necessário que seja feita a abertura deste equipamento, para que ocorra a descarga de rede e se realize desta forma a manutenção.

Manutenção do hidrante

O hidrante também é utilizado pelo Corpo de Bombeiros e tem que estar pronto para uso em qualquer situação emergencial da cidade. A descarga de água é uma das formas de limpar o hidrante e quem faz a manutenção do equipamento, deixando-o apto para utilização imediata pelos bombeiros, é a Águas de Teresina.

“Como também são essenciais em caso de incêndios, os hidrantes precisam estar em pleno funcionamento para servir com eficiência ao Corpo de Bombeiros. Além de atuar na melhoria da qualidade de vida da população, a partir do saneamento, a empresa também tem o compromisso de garantir a segurança da cidade. Caso ocorra algum incêndio, o Corpo de Bombeiros terá uma maior eficácia de resposta para resolver o problema”, finaliza Murilo.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Teresina é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Teresina.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.