Notícias
Comprometida com a valorização da imprensa e a conscientização sobre a importância do saneamento básico, a Águas de Teresina realizou, no dia 25 de fevereiro, a cerimônia de premiação da 5ª edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental. O evento aconteceu no Finess Buffet e reuniu jornalistas, representantes de veículos de comunicação e colaboradores da subconcessionária para celebrar os melhores trabalhos jornalísticos sobre o tema.
Ao todo, mais de 50 reportagens foram inscritas, e 11 trabalhos foram premiados em diferentes categorias: Acadêmico, Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Telejornalismo. As matérias foram avaliadas por uma banca de examinadores composta pelos professores Orlando Berti, Sammara Jericó e Martha Alencar.
A grande expectativa da noite girava em torno do prêmio principal, concedido à reportagem com maior pontuação entre todas as avaliadas. O reconhecimento foi para o trabalho “Água, saúde e esperança: o presente e o futuro do saneamento em Teresina”, produzido pelos jornalistas do portal Correio Piauiense, Narcílo Costa, Suzana Moreno e Terciane Maria, que levaram para casa o grande prêmio.
O vencedor compartilhou a emoção de participar da premiação. “A ficha ainda não caiu. Agradeço bastante a Águas de Teresina por tamanho reconhecimento. Isso mostra muito a força do nosso trabalho com um jornalismo sério, ético e que leva dignidade para as pessoas. Nossa matéria contou a história de Dona Maria Zilda e da Dona Madalena, um contraste significativo das pessoas de Teresina que não tinham acesso à água e agora têm. É mais saúde e mais dignidade por meio do trabalho da Águas de Teresina”, afirmou Narcílio Costa.
A diretora-presidente da Águas de Teresina, Carolina Serafim, destacou a relevância do trabalho da imprensa na disseminação de informações sobre o saneamento básico. “Cada reportagem inscrita contribui para levar à população um tema essencial para a saúde pública e o meio ambiente. Nosso compromisso é continuar incentivando esse diálogo e reconhecendo o talento dos jornalistas locais.”
O concurso premiou reportagens veiculadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024 e distribuiu premiações. A próxima edição já está confirmada e terá como foco os investimentos em esgotamento sanitário previstos para este ano na zona urbana de Teresina. Todas as matérias publicadas a partir de 1º de janeiro de 2025 já estarão elegíveis para a próxima edição do prêmio, com prazo de inscrições a ser anunciado em breve.
Confira a lista completa dos ganhadores:
Grande Prêmio de Jornalismo Ambiental Águas de Teresina
Reportagem: “Água, saúde e esperança: o presente e o futuro do saneamento em Teresina”
Veículo: Portal Correio Piauiense
Nome: Narcílio da Silva Costa
Acadêmico
Veículo: Rádio Universitária UFPI
Responsável: Francylene Araújo Lopes de Oliveira
Jornalismo Impresso
1º LUGAR
Veículo: Jornal O Dia
Matéria: Teresina avança no saneamento básico e impacta a educação nas escolas municipais
Responsável: Ithyara Soares Moreira Borges
Não houveram mais inscritos na categoria
Radiojornalismo
1º LUGAR
Veículo: Rádio Antares
Matéria: O nosso futuro depende do saneamento
Responsável: Laudicéia Uchôa Alves
2º LUGAR
Veículo: Rádio Clube News
Matéria: Projeto no saneamento básico transforma quatro escolas de Teresina com melhorias na saúde pública e desempenho escolar
Responsável: Valdi da Costa Sousa Júnior
Telejonalismo
1º LUGAR
Veículo: TV ANTENA 10
Matéria: Mulher e saneamento: caminhos para a dignidade e igualdade social
Responsável: Raphael Victor Sousa Santos
2º LUGAR
Veículo: TV ANTENA 10
Matéria: Água potável e esgoto tratado possibilitam mais acesso à educação em Teresina
Responsável: Bárbara Kelly Gomes de Miranda
Webjornalismo
1º LUGAR
Veículo: Portal Correio Piauiense
Matéria: Água, saúde e esperança: o presente e o futuro do saneamento em Teresina
Responsável: Narcílio Da Silva Costa
2º LUGAR
Veículo: Portal Meio News
Matéria: 8 anos que superam mais de um século e meio: Teresina triplica o esgotamento e vivencia uma revolução sanitária
Responsável: Francy Wallison da Silva Teixeira
Fotojornalismo
1º LUGAR
Veículo: Sistema O DIA
Matéria: Teresina produz quase 300% mais água que o mínimo necessário para cada habitante
Responsável: Jailson Ferreira Soares
2º LUGAR
Veículo: Portal Atualize
Matéria: Esgotamento sanitário é essencial para saúde e o meio ambiente
Responsável: Raimundo Renato Bezerra da Silva