Notícias

Ver notícia

Iniciativa foi desenvolvida durante o projeto Pioneiros da Águas de Teresina e está concorrendo à premiação nacional

Sistema de bombeamento que visa reutilizar a água da máquina de lavar para a irrigação do telhado e, consequentemente, resfriar ambientes internos do imóvel sem a necessidade de aparelhos de climatização convencionais chamou a atenção da banca de jurados da 5ª edição do projeto Pioneiros, desenvolvido pela Águas de Teresina com estudantes de escolas públicas da capital. E o resultado foi o título de campeão do projeto, concorrendo agora à etapa nacional, que vai reunir ações de todas as concessionárias da Aegea, holding da qual a Águas de Teresina faz parte.

A iniciativa foi idealizada pelos jovens Andressa Maria e Wenner Batista, que estudam, respectivamente, na Unidade Escolar Professor Raimundo Portela e no Centro de Aprendizagem Carlo Novarese. “A ideia envolve a captação automática da água, armazenamento em um reservatório central que faz o bombeamento, por meio de torneiras, para o teto. O resultado é o resfriamento do ambiente. A técnica proporciona benefícios adicionais à saúde com a melhora da qualidade da respiração dos ocupantes do imóvel, bem como o reuso da água para lavagem de pisos, rega de plantas e descargas de vasos sanitários, contribuindo para a conservação da água”, explica Felipe Araújo, tutor do projeto.

De acordo com a dupla vencedora, a ideia foi desenvolver algo simples, útil e econômico. “Pensamos em algo que viesse atender as necessidades das pessoas, principalmente as mais carentes. Nossa cidade é bastante quente, o que faz com que utilizemos a água de forma exagerada. Então esse sistema faz o reaproveitamento de águas que seriam descartadas, como as do uso em máquinas de lavar, para resfriar ambientes. E isso de uma forma simples e barata, melhorando a qualidade de vida das pessoas, em especial as que não tem condição de adquirir um ar-condicionado, por exemplo”, destaca a estudante Andressa Maria.

O Projeto Pioneiros acontece há cinco anos em Teresina. Nesta edição, contou com a participação de 30 jovens teresinenses de escolas públicas, que ao longo de 4 meses vivenciaram a rotina da concessionária, conhecendo todas as áreas e fazendo visitas técnicas aos equipamentos operacionais da empresa. Ao final da imersão, os jovens foram desafiados a desenvolver uma solução inovadora que envolvesse saneamento e sustentabilidade, sob a tutoria de profissionais da Águas de Teresina.

“Essa técnica, além de oferecer uma solução ambientalmente sustentável, traz uma abordagem de fácil aplicação para o controle térmico. A iniciativa também se destaca por sua relevância social ao beneficiar diretamente famílias de baixa renda, proporcionando um meio eficiente e acessível de climatização. Demonstra como a inovação tecnológica pode ser aplicada para melhorar as condições de vida em comunidades menos privilegiadas, promovendo, assim, um impacto positivo e inclusivo”, reforça o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Teresina oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.