Notícias

Ver notícia

As obras de esgotamento sanitário ocorrem em vários pontos de Teresina com o objetivo de atingir 59% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto até o final de 2024. Ao todo, a Águas de Teresina vai implantar 220 km de rede coletora para transportar o esgoto até a Estação de Tratamento Pirajá, para ser devolvido corretamente para o rio Parnaíba. Em paralelo às obras, a concessionária realiza visitas porta a porta com agentes socioambientais para conscientizar os moradores a conectarem seus imóveis à rede instalada.

Os agentes visitam os bairros por onde a obra vai acontece para levar informações educativas sobre os benefícios do esgotamento sanitário. “Após a instalação da rede coletora de esgoto, a concessionária implanta um Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) na frente de cada um dos imóveis beneficiados. É no TIL que o proprietário deve fazer a ligação de seu imóvel à rede de coleta. Esse também é o ponto que marca o limite de responsabilidade da empresa e do cliente”, detalha o diretor-executivo da concessionária, Renee Chaveiro.

É importante o morador esperar o momento certo para fazer a conexão do imóvel. “Fazer essa interligação ao sistema antes do início de operação acarreta problemas, uma vez que pode ocasionar o retorno do esgoto para as residências e, também, para as ruas, provocando mau cheiro. Além disso, a ligação indevida também compromete a continuidade das obras, exigindo que as frentes de trabalho interrompam os serviços para secar as tubulações e dar continuidade à execução da obra”, pontua o gestor.

Para a professora Carla Cléia Alves, moradora do bairro Piçarra, a orientação repassada pelos agentes socioambientais foi importante para que ela compreendesse a importância da conexão à rede. “O trabalho da equipe foi essencial. Trouxe explicações necessárias, mostrando uma série de benefícios que vão além da saúde, envolvendo a economia, a valorização imobiliária, a geração de empregos, pois atrai novas indústrias. Enfim, uma ação importante e que é desenvolvida de forma bastante humanizada. A empresa está de parabéns”, destaca a cliente.

Desde o início das obras, em abril deste ano, a Águas de Teresina realizou cerca de 4 mil ligações de esgoto. Ao todo, a empresa vai investir R$ 300 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário da capital. Ao final das obras, 480 mil teresinenses serão atendidos com o serviço de coleta e tratamento de esgoto na zona urbana, ganhando mais saúde, qualidade de vida, preservação ambiental e valorização imobiliária.

Acompanhe o cronograma das ações – 21/08 a 25/08

Canteiros de obras

  • Vermelha – implantação de rede coletora de esgoto e ligação de esgoto nas ruas Henrique Dias, Firmino Pires, Vinte Um de Abril, Manoel Paz, João Cabral e Zeferino Vieira.
  • Aeroporto – implantação de poços de visita (PVs) na avenida Centenário.
  • Itaperu – implantação de rede coletora de esgoto nas ruas Primeiro de Maio, Bom Jesus, Dourados e Raimundo Soares Cordeiro.
  • Centro – implantação de rede coletora de esgoto na rua Arêa Leão e Arlindo Nogueira.
  • Centro (embaixo da Ponte da Amizade) – corte e dobra de ferragens.
  • Itaperu – implantação de rede coletora de esgoto nas ruas Castelo do Piauí, Primeiro de Maio, Bom Jesus e Dourados.
  • Piçarra – implantação de rede coletora de esgoto nas ruas Tersandro Paz, Santa Luzia e Santa Catarina.
  • Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto) – escavação de Estação Elevatória de Esgoto e serviço estrutural do Tratamento Preliminar.

Visitas socioambientais

  • Centro, Vermelha, Piçarra, Itaperu, Aeroporto, Mocambinho, Nova Brasília, Novo Horizonte, Planalto, Gurupi e Fátima.

Reuniões com as comunidades

  • Itaperu, Centro, Pirajá e Vermelha.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.