Notícias

Ver notícia

A conscientização sobre o uso correto da rede coletora de esgoto é um dos principais desafios quando se inicia a implantação da infraestrutura de esgotamento sanitário. Na capital do Piauí, em paralelo às obras de infraestrutura de esgoto, a Águas de Teresina realiza visitas, porta a porta, para conversar com os moradores das regiões beneficiadas sobre os benefícios do saneamento básico e orientar acerca das adequações internas nos imóveis para garantir à conexão à rede de esgoto. Só com os imóveis conectados é possível garantir a melhoria da saúde da população.

A primeira medida é separar a água de chuva da água de esgoto, com a instalação de calhas para captação da água da chuva ao redor do imóvel. As adequações internas também são compostas de instalação de caixa de gordura, caixa de passagem e caixa de inspeção, sendo estas destinadas ao esgoto gerado de pias, tanques, vasos sanitários e ralos internos do imóvel. “Nas nossas visitas porta a porta falamos sobre todos esses temas, para que a população fique atenta e saiba também o seu papel dentro do saneamento”, destaca o diretor-executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro.

Dentre os itens que compõe a ligação intradomiciliar, a caixa de gordura é extremamente indispensável. “Sua principal função é remover os resíduos do esgoto gerado nas cozinhas, principalmente o óleo, que acaba descendo pelo ralo das pias. Atua como uma espécie de primeiro filtro, impedindo que a gordura chegue às redes de esgoto e cause, com o acúmulo, o entupimento da tubulação”, destaca a coordenadora de Engenharia da concessionária, Nayara Dumont.

De modo geral, a caixa de gordura armazena todos os resíduos, como comidas e óleos, eliminados no ralo da pia, mantendo a tubulação livre para o escoamento da água, além de evitar a incrustação da rede. Por isso é de suma importância que a população, ao receber as obras de infraestrutura de esgoto, faça as adequações necessárias em seu imóvel para usufruir os benefícios do esgotamento sanitário. A instalação da caixa de gordura, faz parte desse processo, evitando que os resíduos passem pelo ralo e danifiquem a tubulação.

Em Teresina, as obras de esgotamento sanitário avançam em vários pontos da cidade com investimentos na ordem de R$ 300 milhões para a implantação da rede coletora de esgoto. Enquanto a empresa é responsável pela implantação da estrutura, a ligação intradomiciliar é de responsabilidade dos moradores, sendo custeada pelo dono do imóvel.

Acompanhe o cronograma de obras e atividades na semana de 11/09 a 16/09

Canteiros de obras

  • Poti Velho – implantação da rede coletora nas ruas Desembargador Vaz da Costa, Deusdete Gomes de Sousa e Desembargador Flavio Furtado.
  • Nova Brasília – construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) na rua Técnico Joaquim Soares e ligações de esgoto na rua João Ramalho.
  • Itaperu – implantação da rede coletora nas ruas Dourados, Raimundo Soares Cordeiro Governador Arthur de Vasconcelos.
  • Centro – implantação da rede coletora na Avenida Quintino Bocaiúva e Gabriel Ferreira.
  • Vermelha – implantação da rede coletora de esgoto e ligação nas ruas Astrolábio Passos, Manoel da Paz, Vinte Um de Abril, João Cabral, Riachuelo, Firmino Pires, Zeferino Vieira, João Virgílio, Barroso, Pires Rebelo, João Bastos e Henrique Dias.
  • Macaúba – repavimentação de asfalto/bloco nas ruas Gabriel Ferreira, Sete de Setembro, Vinte Um de Abril, Vinte Quatro de Janeiro, Murilo Rosa e Eurípedes de Aguiar.
  • Piçarra – implantação da rede coletora de esgoto na Avenida Higino Cunha.
  • Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto) – ampliação da Estação Elevatória de Esgoto e serviço estrutural do Tratamento Preliminar.

Visitas socioambientais

  • Centro, Vermelha, Macaúba, Itaperu, Aeroporto, Poti Velho, Mocambinho, Real Copagri, Nova Brasília e Piçarra.

Reuniões com a comunidade

  • Vermelha, Macaúba, Poti Velho e Nova Brasília.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Teresina e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.