Notícias

Ver notícia

Com o avanço das obras de esgotamento sanitário e o novo momento de expansão da cidade de Teresina, vale destacar o protagonismo das mulheres no saneamento básico, atuando como agentes de transformação, moldando um mundo onde água limpa e igualdade de oportunidades são direitos inalienáveis para todos.

A participação feminina em diferentes setores e níveis hierárquicos aumentou nas últimas décadas. Além disso, muitas mulheres também estão ingressando em profissões antes dominadas por homens. A técnica em Segurança, Diana Oliveira, formada pelo Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), trabalha desde 2021 na área do saneamento básico. Como colaboradora da concessionária Águas de Teresina, ela é responsável pela integridade física dos trabalhadores que atuam nos canteiros das obras de esgoto em Teresina. Mesmo com tantos desafios que envolvem o mercado de trabalho, sobretudo, para as mulheres, ela conquistou o seu espaço.

“Sou muito feliz dentro da minha área de atuação. Diariamente, cuido do bem-estar dos colaboradores para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. Apesar de, no dia a dia, trabalhar com um público majoritariamente masculino, da área operacional, me sinto acolhida e respeitada por todos”, reforça a técnica.

Participação feminina: oportunidades e crescimento
A Águas de Teresina faz parte do grupo Aegea, que assumiu o compromisso público de ampliar a participação feminina em cargos de liderança, aumentando a porcentagem 32% para 45% até 2030. A iniciativa reforça o empenho para a contratação, formação e desenvolvimento de lideranças femininas, com base em oportunidades igualitárias.

A supervisora de Operações, Emanuelly Gois, ocupa um cargo de liderança na concessionária. Ela começou como Jovem Aprendiz e, atualmente, coordena os agentes socioambientais, que levam informações educativas sobre os benefícios do esgotamento sanitário para a saúde e dialogam acerca da importância da conexão dos imóveis à rede de esgoto.
De acordo com a supervisora, atuar em uma área que proporciona oportunidades de crescimento no mercado é gratificante. “Tenho orgulho de estar em um ambiente de constante aprendizado, oportunidades de crescimento e, principalmente, um clima de respeito que transita entre gênero, raça ou qualquer que seja o nível hierárquico da função”, declara Emanuelly.

Compartilhar:

Veja Também

Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água Saiba mais
Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água

Pelo app, os pagamentos à vista podem receber cashback de 40% do valor da fatura no primeiro pagamento Visando oferecer mais praticidade ...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Teresina e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.