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A Águas de Teresina celebra nesta quinta-feira (8), o cumprimento da primeira meta do contrato de subconcessão, que refere- se à universalização do abastecimento de água tratada. Uma solenidade virtual às 10h será realizada com a presença do governador Wellington Dias, do prefeito Firmino Filho, o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos e diretores da concessionária.

O formato do evento em plataforma digital atende às recomendações das autoridades de saúde para evitar aglomerações e manter o distanciamento social. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Águas de Teresina no Youtube.

Conforme prevê a meta contratual, a universalização do abastecimento significa que todos os imóveis situados na área urbana regular da capital têm acesso ao serviço de distribuição de água tratada. São mais de 800 mil pessoas atendidas.

Para alcançar esse marco resolvendo problemas crônicos e históricos de desabastecimento, a Águas de Teresina executou obras importantes que ampliaram a capacidade de produção e distribuição, tornando o sistema mais moderno e garantindo sua eficiência operacional.

As Estações de Tratamento de Água, ETA Norte e ETA Sul, sendo esta última responsável por 80% da água produzida para toda a cidade, foram amplamente requalificadas e ampliaram a produção. Além disso, a concessionária passou a ter gerador próprio de hipoclorito de sódio, reformou e modernizou seu laboratório físico-químico, garantindo ainda mais controle na água distribuída aos teresinenses.

Obras importantes como a instalação de novas unidades de bombeamento nas zonas Sudeste e Leste; implantação de 3,5 km de adutora na zona Sul; mais de 13 km de adutoras nas zonas Norte e Leste, além de ativação e perfuração de 12 novos poços tubulares profundos, extensões de redes e novos registros, possibilitaram ampliar a distribuição de água, fazendo chegar com mais regularidade às casa dos teresinenses.

A empresa também levou água para onde não tinha, mudando a realidade de 32,5 mil moradores de ocupações consolidadas, a partir da implantação de rede de água em localidades como Parque Vitória, Parque Eliane, Terra Prometida, Vila Nova Esperança, Dilma Rousseff, Leonel Brizola, Padre Humberto, Dandara dos Cocais e Residencial Ananias Carvalho (cujas obras devem ser concluídas este mês).

“Encaramos a questão do abastecimento com muita prioridade logo na nossa entrada e hoje podemos falar com convicção que problemas crônicos foram sanados e temos, por exemplo, um período como o B-R-O Bró mais tranquilo, sem ocorrências de desabastecimento. O Grande Dirceu, na zona Sudeste e, ao Norte, na Grande Santa Maria da Codipi, são algumas das regiões que tiveram melhoria significativa. Garantir acesso à água tratada é mais do que um compromisso enquanto uma prestadora de serviço, mas a garantia de que estamos levando saúde e qualidade de vida à população”, destaca o diretor-presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini.

Redução de perdas

Para garantir o equilíbrio e abastecimento sustentável, a Águas de Teresina atuou e tem atuado com muito foco na redução das perdas de água. Com o modelo operacional adotado pelas concessionárias da Aegea, em Teresina já foi possível uma redução de quase 31% nas perdas.

Para alcançar esse resultado, a concessionária trabalha de acordo com seguintes pilares: gestão de micromedição; detecção e regularização de fraudes; gestão de pressão nas redes; controle ativo de vazamentos; velocidade e qualidade nas manutenções corretivas e investimento em infraestrutura. Pelo menos 85 km de ramais já foram substituídos e o parque de hidrômetros vem sendo atualizado, chegando a 110 mil equipamentos instalados ou substituídos.

Tecnologia aplicada ao saneamento

Com o propósito de identificar inconformidades e antecipar soluções, a Águas de Teresina também tem investido na automação dos sistemas de água e esgoto. Com isso, atualmente são 151 unidades/ativos que receberam automação e telemetria na cidade, entre: poços; Estações Elevatórias de Água Tratada; Estações Elevatórias de Esgoto; reservatórios; unidades de bombeamento de água, entre outros.

A partir da automação de unidades operacionais e ativos, a Águas de Teresina consegue monitorar em tempo real os sistemas de água e esgoto através do Centro de Controle e Operações (CCO). Assim, é possível detectar qualquer não conformidade, como por exemplo, variação de pressão na rede, vazamentos e desabastecimento.

Atendimento 24 horas
A Águas de Teresina disponibiliza canais de atendimento telefônico e online, com funcionamento 24 horas. Com suas lojas físicas fechadas ainda em razão da pandemia, a concessionária reforçou os canais digitais e de voz. São quase 49 mil atendimentos por mês.

Aos clientes que são ligados nas redes sociais e resolvem tudo pelo smartphone, a empresa mantém perfis ativos nas redes sociais (@aguasdeteresina). O cliente também pode utilizar o aplicativo Águas App, disponível nas plataformas Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente no Google Play e no APP Store. No site da Águas de Teresina (www.aguasdeteresina.com.br), é possível acessar os Serviços Online, no qual, após efetuar o cadastro e login, diversos serviços podem ser solicitados.

Gratuitamente o teresinense pode ligar 0800 223 2000. Também estão disponíveis o contato 115 ou WhatsApp (98124-3199). Todos funcionam 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados.

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