Notícias

Ver notícia


O acesso à água potável está universalizado em toda a zona urbana e as obras de esgotamento sanitário avançam por toda a cidade

Neste dia 16 de agosto, Teresina completa 171 anos. A capital do Piauí tem hoje mais de 860 mil habitantes e avança nos indicadores de saneamento básico. Na área urbana, toda a população tem acesso à água potável desde 2020. E agora a Águas de Teresina avança com investimentos na infraestrutura de esgotamento sanitário para elevar o indicador de coleta e tratamento de esgoto para 59% até 2024. Ao todo, a empresa investe R$ 300 milhões em obras por toda a cidade.

Desde quando iniciou os serviços, em 2017, a Águas de Teresina mais que dobrou o índice de esgotamento sanitário na capital, saindo de 19% para os atuais 43,4%. Hoje, em Teresina, são tratados aproximadamente 40 milhões de litros de esgoto diariamente. Anualmente, são mais de 14 bilhões de litros de esgoto tratados que são devolvidos de forma correta aos rios Poti e Parnaíba. Esse avanço no saneamento tem impactado diretamente na preservação do meio ambiente e qualidade de vida em Teresina.

“Teresina está no caminho da universalização dos serviços de esgoto. Nossa principal meta é garantir que 90% da população tenha acesso ao esgotamento sanitário até 2033, cumprindo as diretrizes do Marco Legal do Saneamento. Com o avanço das obras, a cidade terá um novo patamar de desenvolvimento socioeconômico. Os desafios são inúmeros, mas trabalhamos com foco e determinação para oferecer mais saúde e elevar a qualidade de vida das pessoas”, destacou Renee Chaveiro, diretor-executivo da Águas de Teresina.

O diálogo social é um dos pontos fortes da atuação da concessionária, que mantém uma agenda intensa por meio do projeto Afluentes. São mais de 1.000 lideranças cadastradas no projeto, que atua como canal aberto de comunicação entre lideranças comunitárias e a empresa. Outro compromisso da concessionária é no âmbito econômico social: hoje, são mais de 15 mil pessoas beneficiadas pela Tarifa Social, que oferece 50% de desconto na conta mensal de água e de esgoto às famílias vulneráveis, facilitando o acesso aos serviços de saneamento básico.

“Nosso trabalho é focado em oferecer saúde e dignidade para as pessoas. Não medimos esforços para executar serviços que resultem na melhoria de vida dos moradores, que antes precisavam recorrer a mecanismos precários de abastecimento. Podemos dizer que hoje temos vidas transformadas pelo acesso ao saneamento, demonstrando nosso comprometimento em contribuir de forma efetiva para a qualidade de vida da população”, destaca o presidente da concessionária, Jacy Prado.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Teresina e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.