Notícias

Ver notícia

O pacote de serviços vai elevar a cobertura de esgoto para 59% e gerar mais de 525 empregos diretos

O governador Rafael Fonteles, ao lado dos diretores executivos da Águas de Teresina, participou do anúncio oficial dos investimentos em esgotamento sanitário, que ocorreu na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá, na manhã desta quarta-feira, dia 10. Ao todo serão implantados 220 km de rede coletora de esgoto; 7,1 km de linhas de recalque; 3,3 km de interceptores e 23 novas Estações Elevatórias de Esgoto. A ETE Pirajá terá sua capacidade ampliada e passará a tratar 260 litros de esgoto por segundo. Os investimentos irão transformar o saneamento da cidade de Teresina. A cobertura de coleta e tratamento de esgoto vai triplicar desde o início das operações, alcançando 59% da população até o final de 2024. As obras vão gerar 525 novos postos de trabalho, movimentando a economia local.

Em discurso, o governador do Estado, Rafael Fonteles, destacou os inúmeros benefícios obtidos a partir da expansão do saneamento. “Estou muito feliz em ver que aquilo que está no contrato de subconcessão, que foi realizado com a Prefeitura de Teresina, está acontecendo. Já foi mais de um bilhão de reais em investimentos por toda a cidade, e o que está sendo anunciado aqui são mais R$ 300 milhões de reais que vão beneficiar milhares de famílias, promover a geração de empregos, além dos benefícios para a saúde pública, diminuindo os gastos com farmácia, pressão sobre o sistema de saúde”, afirmou o gestor estadual.

Com os investimentos, Teresina ganha mais saúde e qualidade de vida, além da cidade conquistar maior valorização imobiliária e garantir a preservação dos rios Poti e Parnaíba.

De acordo com o diretor-executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro, as obras serão realizadas por trechos, visando o menor impacto ao fluxo de veículos e pessoas na cidade. “Todos os canteiros estarão sinalizados e os desvios no tráfego contarão com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS). Nas avenidas de maior fluxo, como a avenida Maranhão, a concessionária terá o apoio de uma consultoria especializada para garantir a mobilidade urbana”, destaca o diretor-executivo.

Água de qualidade todo dia na casa do teresinense

Ainda em 2020, a concessionária universalizou o acesso à água tratada e de qualidade na zona urbana da capital, acabando com um problema crônico de falta de água, sobretudo no período de B-R-O BRÓ. A Águas de Teresina realizou investimentos em melhorias nas estações de tratamento de água, instalação de sistemas de bombeamento (boosters), modernização de equipamentos, extensões de rede água, padronização de ligações e implantação de paneis elétricos – o que capacita a empresa a dar mais este importante passo e ampliar o sistema de esgotamento sanitário da capital.

Bairros diretamente beneficiados com as obras de esgoto
Aeroporto, Água Mineral, Alto Alegre, Cabral, Centro, Itararé, Macaúba, Mafrense, Marques, Mocambinho, Monte Castelo, Morro da Esperança, Nossa Senhora das Graças, Nova Brasília, Piçarra, Pio XII, Pirajá, Porenquanto, Poti Velho, Primavera, Real Copagre, Redenção, São Francisco, São Pedro, Tabuleta, Vale do Gavião e Vermelha.

Social
Durante as obras, os bairros beneficiados receberão reuniões do projeto social Afluentes, que envolve lideranças comunitárias e comunidade, visitas porta a porta com agentes socioambientais para sensibilização sobre os benefícios do saneamento básico e explicações sobre a importância da conexão dos imóveis à rede coletora de esgoto, além de mutirões da Tarifa Social, com busca ativa de famílias em vulnerabilidade para receberem o benefício de 50% de desconto na conta mensal. Os beneficiários da Tarifa Social são isentos do custo de implantação da ligação do esgoto.

Benefícios
Com os investimentos em infraestrutura de saneamento, a Águas de Teresina contribuirá para a retirada dos esgotos a céu aberto e a melhoria das condições sanitárias e de saúde da capital. Os benefícios compreendem ainda a preservação dos rios Poti e Parnaíba, além do desenvolvimento de setores importantes da economia local, como o turismo de negócios e a valorização imobiliária.

“No início da concessão, em 2017, Teresina registrava cobertura de 19% quanto ao acesso ao esgotamento sanitário. Em 2024, chegaremos a 59% de população beneficiada. A capital receberá obras transformadoras, pois os benefícios do saneamento impactam diretamente na saúde, preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico”, reforça o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Conheça alguns termos do esgotamento sanitário

  • Esgotamento sanitário: é um conjunto de obras e instalações destinadas a realizar o afastamento, o transporte, o tratamento e a destinação final dos esgotos (gerados nas atividades do dia a dia da população), seguindo os requisitos determinados pelos órgãos ambientais.
  • Estação Elevatória de Esgoto: estrutura localizada em pontos mais baixos, que recebe o esgoto e tem bombas para elevar o efluente para um ponto mais alto, até chegar na estação de tratamento.
  • Estação de Tratamento de Esgoto: local que recebe todo o esgoto de uma região e trata o efluente, retirando os poluentes e deixando-o adequado para ser devolvido ao meio ambiente.
  • Interceptor: tubulação de grande porte que recebe um volume maior de esgoto, estando bem próximo das grandes estações elevatórias e estações de tratamento de esgoto.
    • Linha de Recalque: tubulação pressurizada que transporta o esgoto bombeado das elevatórias de esgoto, ajudando a lançar o efluente das regiões mais baixas para as mais altas.
  • Rede coletora de esgoto: tubulação que recebe todo o esgoto gerado nas residências e estabelecimentos comerciais, ou seja, todo o efluente que escoa das pias e dos banheiros, levando para a Estação de tratamento para retornar ao meio ambiente de forma adequada.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água Saiba mais
Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água

Pelo app, os pagamentos à vista podem receber cashback de 40% do valor da fatura no primeiro pagamento Visando oferecer mais praticidade ...

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.