Notícias

Ver notícia

Empresa Águas de Teresina realizou diversos investimentos para permitir o abastecimento contínuo na cidade

Com o início do B-R-O Bró, período mais quente do ano, quando a temperatura chega a ultrapassar os 40°C, o consumo de água aumenta em cerca de 30% em Teresina. Para evitar transtornos para a população, ao longo do ano, a Águas de Teresina realizou uma série de investimentos na infraestrutura de abastecimento da capital, visando otimizar o fornecimento de água para toda a zona urbana.

Entre as ações realizadas estão a modernização de equipamentos na Estação de Tratamento de Água ETA-Norte com o objetivo de ampliar a produção e atender com mais eficiência a demanda no BRO-Bró. Além da substituição do sistema de bombeamento de 09 poços, que resultou no aumento de 135 mil litros de água por hora. E da ativação de 03 novos poços com vazão total de 60 mil litros de água por hora para suportar a maior demanda de consumo.

A concessionária também implantou sistema de automação e telemetria em 03 novos boosters (bombas de elevação) de rede e 04 novos poços, com a proposta de monitorar em tempo real a operação do sistema de abastecimento de água, garantindo ainda mais segurança operacional e qualidade no abastecimento. Realizou ainda a substituição do sistema de bombeamento dos bairros Alto da Ressureição e Gurupi, bem como implantou novo booster no Monte Orebe, elevando a capacidade de atendimento nos bairros Renascença e Colorado.

De acordo com o diretor-executivo da Águas de Teresina, Fernando Lima, a empresa tem a missão de proporcionar à população confiança no sistema de abastecimento de água. Para isso, a concessionária estrutura todas as zonas da cidade conforme seu crescimento vegetativo, de forma que não haja nenhum risco de desabastecimento.

“Com investimentos, gestão e capacidade técnica operacional, a Águas de Teresina vem conseguindo acompanhar o crescimento populacional e urbanístico da cidade. Durante esse período de altas temperaturas, precisamos também do apoio da população, a partir do uso racional da água, evitando práticas que contribuem com o desperdício, como lavar as calçadas ou molhar o telhado da casa”, aconselha Fernando Lima.

Confira as 10 dicas para economizar água nesse período:
1. Tome banho curto;
2. Feche o chuveiro sempre que possível;
3. Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes;
4. Cuidado com os vazamentos;
5. Use a descarga com consciência;
6. Limpe a louça antes de lavar;
7. Lave as roupas com menor frequência e maior atenção;
8. Use a vassoura para limpar a calçada;
9. Evite a mangueira para lavagem de carro;
10. Reaproveite a água da máquina de lavar para lavar a calçada.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Teresina oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade Saiba mais
Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade

Para celebrar o Dia do Consumidor, a Águas de Teresina realiza a divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024. O documento ate...