Notícias
Teresina, 21 de Outubro de 2025- A Águas de Teresina e o município de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio ambiente (SEMAN), as Superintendencias de Desenvolvimento Urbano (SDU) e a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE) estão unidas em uma ação conjunta de incentivo à ligação dos imóveis à rede de esgoto da capital. O objetivo é conscientizar a população sobre o impacto direto do esgotamento sanitário na preservação dos rios e no combate à proliferação de aguapés, especialmente no Rio Poti.
Os aguapés são plantas aquáticas que se multiplicam rapidamente quando há excesso de matéria orgânica e nutrientes na água. O lançamento irregular de esgoto pela população é um dos responsáveis pela proliferação desenfreada da espécie. Por isso, quanto mais imóveis estiverem conectados à rede de esgoto disponível na cidade, menos efluentes sem tratamento chegarão aos rios, contribuindo para a recuperação da qualidade da água e o equilíbrio ambiental.
“Estamos acompanhando dia após dia a retirada dos aguapés nas margens do Rio Poti, ao lado da futura ponte da Universidade Federal do Piauí, em uma ação que reforça nosso compromisso com a população de Teresina. Essa é uma medida paliativa, mas o verdadeiro avanço virá com a conscientização da população sobre a importância da ligação correta ao sistema de esgotamento sanitário que já está disponível em 59% da cidade”, destacou Carolina Serafim, diretora Presidente da Águas de Teresina.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Bessah Sá, também enfatizou a importância da mobilização social. “A Prefeitura está acompanhando e apoiando a retirada dos aguapés, mas nosso foco é ampliar o trabalho de educação ambiental e fiscalização. Precisamos que os teresinenses compreendam que ao se conectarem à rede de esgoto disponibilizada pela Águas de Teresina, estão ajudando a evitar a proliferação dessas plantas e a proteger nossos rios, bem como garantir o trabalho os pescadores que sobrevivem dos rios”, afirmou.
Nos últimos anos, a Águas de Teresina tem realizado investimentos significativos em saneamento básico. A cobertura de esgotamento da capital saltou de 19% para 59%, com a operação de 29 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Atualmente, mais de 40 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente, deixando de ser despejados nos rios que cortam a cidade.
Com quase 60% da rede de esgoto disponível, a subconcessionária e o município reforçam o convite à população: ligar seu imóvel à rede de esgoto é um ato de cidadania e cuidado com o meio ambiente: “Conexão salva! Vamos juntos nos conectar, tratar nossos rios e cuidar da nossa cidade e da nossa gente”, pontua a diretora.
Como fazer a ligação de esgoto?
Para se conectar ao sistema de esgoto da Águas de Teresina, o morador deve solicitar a ligação à rede assim que receber a notificação de disponibilidade, informada na própria fatura de água. A Ligação à rede de Esgoto é totalmente gratuita, se solicitada em até 180 dias após a notificação de disponibilização da rede
O pedido pode ser feito pelos canais oficiais de atendimento, 0800 223 2000 (ligações gratuitas e WhatsApp), ou presencialmente em uma das lojas de atendimento.
Realizar a ligação correta garante que o esgoto doméstico seja direcionado à rede pública, contribuindo para a saúde da população, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida em Teresina.
