Notícias
Iniciativa visa apoiar pequenas empresas e beneficiar empreendedores da comunidade a serem fornecedores para a empresa e para a cidade em geral
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de pequenas empresas, empreendedores e fornecedores locais, a Águas de Teresina e o Instituto Aegea lançam a versão regional do programa “EmprendAE”. A iniciativa faz parte dos objetivos da Aegea de apoiar o desenvolvimento de todas as cidades em que atua.
Para atingir os objetivos do EmpreendAE em Teresina serão fornecidos cursos de capacitação gratuitos que ajudem a melhorar os negócios, mas que também estimulem pessoas da comunidade que desejem iniciar um novo negócio para incrementar a renda mensal ou mesmo acelerar empreendimentos já atuantes. Os cursos também ajudarão a que empresas e empreendedores ampliem seus negócios para toda a cidade e região gerando empregos e renda.
As inscrições para o projeto EmpreendAE já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.aguasdeteresina.com.br. Serão três capacitações ministradas pela organização Aliança Empreendedora, direcionadas a públicos distintos: empreendedor iniciante, empreendedor atuante e fornecedor Aegea. Os cursos visam despertar o autoconhecimento entre os empreendedores e treiná-los em habilidades de gestão, modelagem de negócios, formação de rede de contatos, entre outros conhecimentos.
“O programa EmpreendAE faz parte do objetivo da Aegea de ir além de suas obrigações contratuais. Buscamos sempre o desenvolvimento e melhor qualidade de vida das pessoas nos territórios em que atuamos e, nesse contexto, lançar o programa em Teresina nos enche de esperança de contribuir com a cidade estimulando o empreendedorismo e a geração de renda locais”, afirma Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
Já Gabriel Veras, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina, diz: “Vamos proporcionar uma jornada de transformação que vai promover prosperidade nas comunidades, a partir da educação e geração de renda para a população.”
Em 2023, Teresina avançou 16 posições no Índice das Cidades Empreendedoras (ICE), estudo elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), estando na 44ª posição. O documento analisa o ecossistema empreendedor das 101 cidades brasileiras mais populosas. No estudo Teresina figura como a 4ª capital mais empreendedora da região Nordeste, com melhor desempenho nos aspectos “capital humano” e “cultura empreendedora”.
Instituto Aegea
O Instituto Aegea é o braço socioambiental do Grupo Aegea. Acompanha e desenvolve soluções voltadas ao investimento social e negócios de impacto, em áreas como saúde, educação, geração de renda e meio ambiente. Faz parte dos esforços do Instituto também avaliar novas metodologias sociais e tecnologias ambientais que possam ser aplicadas nos vários municípios onde a Aegea está presente.
Sobre a Aliança Empreendedora
A Aliança Empreendedora acredita que todos os brasileiros podem empreender de forma digna e justa, e sabe que o empreendedorismo é uma ferramenta poderosa de inclusão socioeconômica. Para isso, capacita e apoia gratuitamente microempreendedores formais e informais em comunidades e periferias de todo o país, gerando inclusão e desenvolvimento econômico social, em parceria com empresas, governos, organizações sociais e interessados na causa. Saiba mais em www.aliancaempreendedora.org.br.
Serviço
As inscrições são online e podem ser feitas no site da Águas de Teresina (www.aguasdeteresina.com.br). Já as capacitações são presenciais. Confira a programação:
Empreendedores iniciantes
Curso presencial e gratuito, 30 vagas
Período: 06 a 10 de novembro, das 15h às 18h30
Local da capacitação: Arquidiocese de Teresina
Inscrições: Clique aqui
Empreendedores Atuantes
Curso presencial e gratuito, 30 vagas
Período: 13 a 18 de novembro, das 15h às 18h30
Local da capacitação: Arquidiocese de Teresina
Inscrições: Clique aqui