Notícias

Ver notícia

Avanço é resultado dos investimentos realizados pela Águas de Teresina, que inaugurou mais uma estação elevatória de esgoto na capital

“Essa é uma obra que representa mais saneamento básico para os teresinenses”, disse o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, durante a entrega de mais uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) na capital, que ocorreu no dia 8 de setembro, no bairro Itaperu. O empreendimento é mais uma obra da Águas de Teresina, que tem a proposta de ampliar a cobertura de tratamento de esgoto da zona urbana da cidade para 59% até o ano de 2024.

Durante seu discurso, Dr. Pessoa destacou a tecnologia investida no projeto que contribui para a elevação dos índices de saneamento de Teresina. “Percorri o caminho até os geradores e fiquei encantando com a tecnologia implantada. Desde 2017, a Águas de Teresina tem alavancado com ações que contribuem para o avanço do saneamento na capital. O índice de esgotamento sanitário era apenas 19%, hoje está com 42%. Então é um trabalho que apresenta estimativas positivas”, disse.

Adolfo Nunes, presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE), também destacou a importância do equipamento para a cidade. “Vocês veem esse espaço pequeno, mas não tem ideia do tamanho da estrutura que está aqui debaixo do chão. Uma tubulação instalada no subsolo do bairro e que levará todo o esgoto para a estação de tratamento”, explicou Adolfo.

A Estação Elevatória de Esgoto inaugurada beneficiará cerca de 12 mil pessoas residentes nos bairros Aeroporto, Parque Alvorada e Itaperu, transformando para melhor as condições sanitárias da região e impactando o desenvolvimento socioeconômico de Teresina. O presidente da concessionária Águas de Teresina destacou, entre os benefícios da elevatória, a redução das doenças por veiculação hídrica.

“Hoje entregamos a elevatória de número 54, um empreendimento que contribui para o desenvolvimento sustentável de Teresina, o crescimento da cidade e o bem-estar dos moradores. Desde que assumimos a capital, universalizamos o acesso à água tratada e mais que dobramos os índices de esgotamento sanitário. Além disso, contribuímos com a diminuição de internações hospitalares em decorrência de doenças por veiculação hídrica”, pontuou.

O que faz uma Estação Elevatório de Esgoto
A EEE Aeroporto terá como função realizar o bombeamento do esgoto da região do Lagoas do Norte para um ponto mais elevado, ou seja, até os dejetos chegarem na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá, localizada na avenida Maranhão, para o devido tratamento. O sistema contribui para a redução de contaminações e transmissões de doenças que estão diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalada.

 

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade Saiba mais
Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade

Para celebrar o Dia do Consumidor, a Águas de Teresina realiza a divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024. O documento ate...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Teresina e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.