Notícias

Ver notícia

A adoção de posturas responsáveis em relação à preservação do meio ambiente, tem mobilizado discussões e levado a mudanças de comportamentos individuais e coletivos. Com a gestão de resíduos, lavagem ecológica de veículos, tecnologias com foco na eficiência energética e programas de educação ambiental, a Águas de Teresina tem reforçado a sua responsabilidade com o meio ambiente e respeito à sociedade.

Até o final do ano passado, a concessionária deu o destino adequado para quase 1.500 toneladas de resíduos sólidos, além de 440 litros de óleo lubrificantes dos motores e máquinas de suas unidades. Todo esse material é selecionado de modo a ter seu reaproveitamento ou descarte controlado por empresas que atuam nesse gerenciamento.

Além da coleta seletiva, a Águas de Teresina adota ainda a lavagem ecológica para toda a sua frota operacional, utilizando quantidade menor de água comparada ao modo tradicional, numa economia que chega a 85%. Ao usar uma mangueira, por exemplo, o consumo pode chegar a 600 litros de água e na lavagem a seco essa quantidade reduz para 2 litros.

“Ao adotar todas essas medidas, nós trilhamos de forma coerente nessa realidade que exige cada vez mais uma postura de responsabilidade com o meio ambiente. Como prestadores de serviços públicos essenciais como abastecimento de água e esgotamento sanitário, não podia ser diferente. Sabemos que o saneamento é condição indispensável à saúde humana e sustentabilidade e, para além disso, a adoção dessas práticas reforça o nosso compromisso social”, avalia Pedro Alves, gerente de sustentabilidade da Águas de Teresina.

A Águas de Teresina mantém em seu escopo de atuação programas com foco na educação ambiental. São atividades voltadas às crianças e adolescentes em idade escolar e que estimulam o pensamento crítico e comportamento sustentável na relação com os recursos naturais. Com o Saúde Nota 10, Pioneiros e Estação Fonte do Saber, a concessionária busca construir um legado para as futuras gerações.

Redução de perdas
Combater o desperdício de água tratada, também é um desafio encarado com grande foco pela Águas de Teresina. O modelo operacional adotado pelas concessionárias da Aegea já permitiu uma redução de 30% nas perdas de água na capital. O resultado alcançado foi possível a partir do sistema Gestão e Controle de Perdas (GCP), que buscou referências em países com ótimos desempenhos a exemplo da Alemanha.

Desde então, a Águas de Teresina vem seguindo o modelo padronizado pela Aegea para suas concessionárias para alcançar índices diferenciados de perdas no sistema de distribuição.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.