Notícias

Ver notícia

O curta piauiense está entre os vencedores de 10 estados brasileiros e foi produzido em projeto desenvolvido pela Águas de Teresina

A partir dos aprendizados adquiridos em oficinas de produção de vídeo com a técnica stop-motion, o curta-metragem “Água Viva”, produzido pelos alunos da Escola Municipal Marcílio Rangel, foi o vencedor de Teresina na votação popular do concurso cultural Caminho das Águas. O filme teve a direção da professora Rejane Batista, que participou das oficinas produzidas pelo projeto Caminho das Águas, desenvolvido na capital piauiense pela concessionária Águas de Teresina.

O curta “Água Viva” retrata a importância dos rios de Teresina, com uma história contada em cordel. Ao todo, foram 38 filmes de 10 estados brasileiros concorrendo ao título de melhor vídeo. Cada estado escolheu uma produção vencedora. O projeto premiará a escola Marcílio Rangel com um projetor, a professora com um tablet e a turma de alunos com livros selecionados sobre o meio ambiente. Também estavam concorrendo à premiação local os vídeos “Seus rios, seus cantos, seus encantos” e “O bebedouro de Pascal”.

“Nossa escola está em festa virtual”, disse a professora Rejane Batista, que orientou a turma na produção do curta-metragem. Ela conta que todo o processo, desde o aprendizado sobre stop-motion até a mobilização para os votos, aconteceu de forma online. “Concorremos com dois filmes, um deles o grande campeão. Uma aluna desenhou, alguém trouxe para a montagem na minha casa, a professora de inglês contribuiu com o cordel, tudo feito em meio a uma pandemia. Estamos maravilhados e felizes”, concluiu a professora.

O projeto Caminho das águas é uma iniciativa patrocinada pela Aegea, holding de saneamento da qual a Águas de Teresina faz parte, e vem contribuindo para a criação de novas dinâmicas de aprendizagem sobre o ciclo da água e seus processos de captação e filtragem para o consumo.

De acordo com a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina, Bárbara Melo, o projeto reuniu 47 professores da capital que aprenderam sobre essa nova técnica que possibilita repassar aos seus alunos, de forma lúdica, aprendizados sobre o ciclo da água. “O projeto Caminho das Águas reforça a conscientização sobre o consumo da água e sua importância para a vida sustentável no planeta, além de proporcionar integração entre professor e aluno numa atividade diferenciada”, enfatizou Bárbara.

Compartilhar:

Veja Também

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Teresina promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água Saiba mais
Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água

Pelo app, os pagamentos à vista podem receber cashback de 40% do valor da fatura no primeiro pagamento Visando oferecer mais praticidade ...