Notícias
A ação, realizada pela Águas de Teresina em parceria com a Prefeitura Municipal, visa promover a conscientização ambiental
O muro da Escola Municipal João Porfírio de Lima Cordão ganhou uma importante ilustração neste Dia Mundial da Água (22), ao ser grafitado com o desenho da aluna Ana Luísa de Sousa Lira, de 12 anos, que teve sua arte escolhida por meio de votação realizada nas redes sociais da Águas de Teresina, que lançou a campanha “Quem preserva, tem futuro”.
A iniciativa da empresa, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, levou para a escola uma oficina de grafite que estimulou a arte gráfica e o pensamento crítico sobre a conscientização do consumo correto da água. A grafitagem no muro da escola foi feita pelos próprios alunos sob a direção do artista Sanatiel Costa.
“Fiquei muito feliz em participar da ação e ver o meu desenho estampado no muro da escola, principalmente com esse tema importante, no qual pude demonstrar que sem água o mundo pode ficar cinza, sem cor e sem vida”, disse a estudante Ana Luísa, aluna do 7° ano.
Além da grafitagem feita por Ana Luísa, a pintura do muro da escola também contou com a participação dos alunos Larissa Nóbrega Vasconcelos e Matheus Augusto, que ficaram em segundo e terceiro lugar no concurso promovido pela Águas de Teresina. A diretora, Rayane Santos, celebrou a iniciativa que contribuiu para desenvolver habilidades artísticas entre os alunos e disseminar informações sobre preservação ambiental.
“Os alunos foram protagonistas da ação, expressaram e desenvolveram habilidades, inclusive de inteligência emocional. Sem dúvida uma experiência muito rica. Eles pesquisaram sobre o tema e envolveram a família na ação, fazendo com que essa consciência disseminasse não só na escola, mas em toda a comunidade. É algo que vai ficar marcado na memória deles”, conclui a gestora escolar.
A ação na escola contou ainda com uma palestra ministrada pelo gerente de Operações da Águas de Teresina, Alexandre Oliveira, que passou aos estudantes informações sobre o uso consciente da água. “O consumo consciente de água se tornou um assunto indispensável. Seu uso racional é responsabilidade de todos e devemos mostrar às crianças a importância da água para a vida”, detalhou o gerente.
Ainda na programação deste dia 22, foram realizadas intervenções artísticas em bueiros das avenidas Maranhão e Raul Lopes, com mensagens de conscientização sobre a água, além de blitz educativa com distribuição de sementes e panfletos informativos relacionados aos rios Poti e Parnaíba.
As ações da campanha “Quem preserva, tem futuro” continuam nesta quinta e sexta, em outros pontos da cidade de acordo com a programação a seguir:
23/03
– Portas Abertas – com as integrantes da ONG Plan International
Local: Estação de Tratamento de Água – ETA Sul
Horário: 9h às 12h
– Palestra sobre “Uso racional da água”
Local: Novo Palácio da Justiça (bairro São Raimundo)
Horário: 10h
24/03
– Palestras sobre o “Monitoramento e vigilância da qualidade da água para o consumo humano e como o setor de saúde atua na prevenção das doenças de veiculação hídrica” e “Somos responsáveis pelo controle do Aedes aegypti”
Local: sede da Águas de Teresina
Horário: 8h