Notícias

Ver notícia

Cleyson Jacomini foi presidente da Águas de Teresina por quase três anos, contribuindo para grandes avanços no saneamento da capital

Em reconhecimento aos grandes avanços no saneamento da capital piauiense, o diretor da Aegea Saneamento Cleyson Jacomini, ex-presidente da Águas de Teresina, receberá os títulos de cidadão piauiense e teresinense. A solenidade acontecerá amanhã (31), às 10h, em sessão conjunta no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. A homenagem é de autoria do deputado Franzé, do vereador Dudu e do ex-vereador Nilson Cavalcanti.

Desde julho de 2021, Cleyson Jacomini atua como diretor superintendente da Águas do Rio, após uma trajetória de muitas conquistas como gestor da Águas de Teresina. Sob sua gestão, a empresa realizou investimentos significativos em infraestrutura de abastecimento, resolvendo problemas crônicos e históricos de falta de água e conquistando a tão almejada universalização do acesso à água tratada para a capital em 2020.

Quatro grandes obras foram fundamentais para o marco da universalização: duas adutoras que totalizam mais de 13 km, nas regiões Norte e extremo Leste; a ampliação da Estação de Tratamento de Água Norte e a instalação da nova unidade de bombeamento de água Petrônio Portela, na zona Leste. Além disso, mais de 100 intervenções entre ativação de poços e interligações de rede contribuíram para melhorar a distribuição de água na cidade.

Metas importantes do contrato também foram atingidas, como a redução de perdas, que passou de 64,1% para 42%, no intervalo de 2017 a 2021, fruto de investimentos na modernização de equipamentos e busca constante de eficiência operacional. Além disso, a cobertura de esgotamento sanitário mais do que dobrou, passando de 19% para quase 40%, entre os anos de 2017 e 2021.

O olhar social também foi um dos destaques de sua gestão, a partir do projeto Água Legal, que presta atendimento às famílias que vivem em áreas de ocupações consolidadas. A partir da implantação de rede e padronização das ligações, o projeto Água Legal oferece uma rotina mais digna para famílias carentes, com acesso à água tratada e com regularidade nas torneiras.

Sua sensibilidade como gestor foi ainda mais destacada no período de pandemia de Covid-19, quando a empresa rapidamente precisou se adaptar ao formato home office. Enquanto prestador de serviços essenciais, a Águas de Teresina precisou manter equipes operacionais trabalhando e todos os esforços foram destacados para preservar a saúde e a vida dos colaboradores.

“Os desafios profissionais me conduziram para outra cidade. E retorno para receber os títulos com muito orgulho, pois tive a oportunidade de contribuir com uma pequena parcela para o início da transformação do saneamento básico de Teresina. É uma honra receber a maior comenda que todo cidadão sonha ganhar, ao deixar sua terra natal, e que no meu caso, veio em dose dupla, com os títulos de cidadania Teresinense e Piauiense”, disse Cleyson Jacomini.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Teresina e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.