Notícias

Ver notícia

Ação, conhecida como o Dia do Grafite, deu cor aos muros de duas escolas da cidade

“Um dia lindo, em que vemos o embelezamento do muro da nossa escola com uma arte que com certeza, vai além dos muros, impactando não só nossos alunos, mas também a comunidade com essa temática tão importante da preservação do meio ambiente e consumo consciente da água”, com essa fala a diretora da Escola Marcílio Flávio Rangel de Freitas, Ivanilde Oliveira, definiu o Dia do Grafite, que ocorreu durante dois dias em Teresina, levando arte e conhecimento aos estudantes das escolas que foram finalistas do projeto Arte nos Muros – Consumo Consciente da Água”.

O projeto é patrocinado pela Águas de Teresina e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Teresina, com realização da Flamingo Comunicação e produção da Horizonte, a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio dele, professores da rede pública de ensino participaram de oficinas online que trabalharam temas como biodiversidade, sustentabilidade e uso consciente da água.

“A responsabilidade da Águas de Teresina vai bem além do fornecimento de água e esgoto tratado. Hoje buscamos trazer para população a consciência ambiental e o Arte nos Muros foi escolhido para trabalhar essa consciência de forma artística. Através do grafite, os alunos puderam expressar o que aprenderam sobre o uso consciente da água” detalhou Bárbara Melo, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina.

O Dia do Grafite foi realizado durante dois dias em Teresina, grafitando nos muros das escolas finalistas, os lindos desenhos desenvolvidos pelos estudantes. A aluna Giselly da Silva Pereira, da escola Marcílio Flávio Rangel de Freitas, e que é autora do desenho escolhido, não escondia a alegria de ver sua arte exposta no muro da escola.

“Minha motivação pelo desenho veio da minha família, principalmente do meu pai, que sempre me apoiou muito, inclusive, colando os desenhos que eu fazia nas paredes. E participar do projeto foi uma experiência incrível pois ajudou a ampliar minha visão sobre a arte e ainda proporcionar esse momento maravilhoso de ver um desenho meu não apenas nas paredes da minha casa, mas grafitado no muro da minha escola”, falou Giselly, bastante entusiasmada.

A grafitagem fecha o ciclo de aprendizado do projeto, que iniciou em maio com oficinas e culminou no Dia do Grafite com workshops nas escolas vencedoras, aplicando os novos conhecimentos sobre o grafite. A ação foi monitorada pelo grafiteiro Alberto Panzer, que ministrou uma oficina aos estudantes que depois tiveram a oportunidade de participarem do momento da grafitagem dos muros das escolas campeãs.

Ao final da ação, as ilustrações e as obras grafitadas nos muros das escolas serão reunidas e apresentadas em um livro que será distribuído gratuitamente. Para Allan Amorim, articulador do projeto pela produtora Horizonte, os resultados são sempre surpreendentes. “A ação geralmente traz resultados super positivos, algo bastante perceptível pela quantidade e qualidade dos desenhos que recebemos. O projeto tem revelado muitos jovens talentos em todo o país”, finaliza.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Teresina oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.