Notícias

Ver notícia

Considerado um dos parâmetros de desenvolvimento socioeconômico de uma cidade, o esgotamento sanitário possui grande impacto na saúde pública. O sistema evita a propagação de mais de 100 doenças, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), já que o tratamento aplicado no esgoto gerado de residências e estabelecimentos comerciais diminui a quantidade de poluentes e de agentes biológicos, incluindo bactérias, vírus e parasitas.

Teresina vem evoluindo de forma significativa nos últimos anos, saindo de 19% (em 2017) para os atuais 43,4% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, a concessionária Águas de Teresina está com diversas obras na cidade, cujo objetivo é alcançar até o final do próximo ano 59% de cobertura e eliminar os esgotos a céu aberto. Com isso, uma prática antiga dos moradores de “limpar o esgoto” que passa na porta de casa será eliminada, amenizando odores e focos de doenças.

Para o morador do bairro Macaúba, Francisco da Costa, as obras que passam na rua dele representam a esperança de dias mais saudáveis, pois vai acabar de vez com toda a sujeira que o esgoto reúne da porta de sua casa. “Essa água suja que vem para nossa porta só serve para causar mau cheiro e juntar mosquito. Todo dia a gente precisa limpar para amenizar a situação e não correr o risco de pegar alguma doença”, destaca o aposentado.

Nesse período de 2023 a 2024, a Águas de Teresina vai investir R$ 300 milhões nas obras de esgoto da capital. Enquanto a empresa implanta a estrutura, a ligação intradomiciliar e as adequações internas no imóvel para permitir a conexão à rede de esgoto são de responsabilidade dos moradores. A concessionária mantém uma rotina de visitas de agentes socioambientais, porta a porta, para orientar a população acerca das responsabilidades e falar sobre todos os benefícios do saneamento.

“O trabalho dos agentes socioambientais é feito diariamente, para que os moradores compreendam que o esgotamento sanitário acontece em parceria e que, ao final, todos ganham com os investimentos que visam retirar os esgotos a céu aberto. Para isso é importante que a população faça a sua parte e realize a conexão do seu imóvel à rede, a cada fechamento de canteiro”, explica o diretor executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro.

Acompanhe o cronograma de atividades de 02/10 a 06/10

Canteiros de obras

  • Poti Velho – implantação da rede coletora nas ruas Sapucaia, Desembargador Flávio Furtado.
  • Alto Alegre – implantação da rede coletora na rua Castelo do Piauí.
  • Nova Brasília – Início da construção de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) nas ruas Técnico Joaquim Soares, José Santana e Santa Helena.
  • Real Copagre – implantação da rede coletora nas Raimundo Soares Cordeiro, Governador Arthur de Vasconcelos, Dourados, Rua da Palma.
  • Piçarra – implantação da rede coletora nas avenidas Higino Cunha, São Raimundo e Odilon Araújo e rua Otoniel Bastos.
  • Centro – implantação da rede coletora nas ruas: Clodoaldo Freitas, Desembargador Freitas e Coelho de Resende.
  • Vermelha – implantação da rede coletora de esgoto nas ruas Vinte e Um de Abril, Manoel da Paz, João Cabral, Riachuelo, Firmino Pires, Zeferino Vieira, João Virgílio, Barroso, Pires Rebelo, João Bastos, Henrique Dias, Simplício Mendes, 13 de Maio.
  • Macaúba – implantação da rede coletora de esgoto nas ruas Gabriel Ferreira, Sete de Setembro, Vinte e Um de Abril, Vinte e Quatro de Janeiro, Murilo Braga, Eurípedes Aguiar, Climério Bento Gonçalves.
  • Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto) – ampliação da Estação Elevatória de Esgoto e serviço estrutural do Tratamento Preliminar.

Visitas socioambientais

  • Centro, Vermelha, Macaúba, São Pedro, Real Copagre, Poti Velho, Nova Brasília, Alto Alegre, Parque Alvorada e Piçarra.

Reuniões com a comunidade

  • Piçarra, Macaúba, Vermelha, Alto Alegre e Itaperu.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Teresina trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento da cidade.

Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade Saiba mais
Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade

Para celebrar o Dia do Consumidor, a Águas de Teresina realiza a divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024. O documento ate...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Teresina e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.