Notícias
Teresina, 10 de Novembro de 2025- A águas de Teresina e o município de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente ( Semam) das superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), seguem unidos em uma força-tarefa de combate à proliferação dos aguapés e de incentivo à ligação dos imóveis à rede de esgoto na cidade.
Nesta segunda-feira (10), uma nova etapa de limpeza dos aguapés foi realizada às margens do rio Poty. A ação tem o apoio direto dos pescadores da região e reforça o compromisso conjunto de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade da água.
Os aguapés, plantas aquáticas que se multiplicam rapidamente em águas ricas em matéria orgânica e nutrientes, têm seu crescimento intensificado principalmente durante o período mais seco e com o despejo irregular de esgoto. Por isso, quanto mais imóveis estiverem conectados à rede de esgoto, menor será o impacto dessas plantas sobre os rios e sobre o trabalho dos pescadores que vivem deles.
“Estamos às margens do rio Poty acompanhando o trabalho de limpeza dos aguapés, em uma ação que envolve a Secretaria do Meio Ambiente, a Águas de Teresina, as SDUs e a Arsete, com o apoio fundamental dos pescadores. Nesse período mais seco, os aguapés se multiplicam ainda mais, agravados pelos despejos irregulares de esgoto. Hoje, Teresina já conta com 59% de cobertura de rede de esgoto disponível, então este é um convite à população: liguem-se à rede e façam parte dessa transformação. Juntos, podemos salvar nossos rios e garantir o sustento de quem depende deles”, destacou Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Bessah Sá, reforçou que a Prefeitura vem acompanhando e apoiando as ações de retirada dos aguapés e destacou a importância da mobilização da população.
“Nosso foco é ampliar o trabalho de educação ambiental e fiscalização. Precisamos que os teresinenses compreendam que, ao se conectarem à rede de esgoto disponibilizada pela Águas de Teresina, estão ajudando a proteger nossos rios e garantindo o trabalho dos pescadores”, afirmou.
Nos últimos anos, a Águas de Teresina tem realizado investimentos significativos em saneamento básico. A cobertura de esgotamento da capital saltou de 19% para 59%, com a operação de 29 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Atualmente, mais de 40 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente, deixando de ser despejados nos rios que cortam a cidade.
Com quase 60% da rede de esgoto disponível, a subconcessionária e o município reforçam o convite à população: ligar seu imóvel à rede é um ato de cidadania e de cuidado com o meio ambiente.
“Conexão salva! Vamos juntos nos conectar, tratar nossos rios e cuidar da nossa cidade e da nossa gente”, conclui a diretora.
