Notícias
Águas de Teresina segue ampliando a segurança e a eficiência da rede de esgotamento sanitário da capital com a construção de novas elevatórias
Teresina, 15 setembro de 2025 – A Águas de Teresina avança com mais uma etapa do projeto de modernização do sistema de esgotamento sanitário da capital. Estão em andamento as obras da nova Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB M1), localizada na Avenida Maranhão, entre as ruas Porto e Buriti dos Lopes.
A EEEB M1 dá sequência ao uso de uma tecnologia inédita no estado, já aplicada na construção da EEEB M2, também na Avenida Maranhão. Essa solução inovadora permite elevar o nível da rede de esgoto para evitar escavações mais profundas , garantindo mais segurança na execução das obras e facilitando futuras manutenções.
A previsão é que a nova estrutura seja concluída até dezembro deste ano. Para a execução, foi necessária a interdição total da via no sentido Sul-Centro, com contrafluxo na pista ao lado. Toda a área está devidamente sinalizada e conta com o apoio de agentes de trânsito para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
Segundo Nayara Dumont, coordenadora de Engenharia da Águas de Teresina, essas elevatórias marcam um avanço importante para o saneamento no estado.
“São as primeiras elevatórias desse tipo não só em Teresina, mas em todo o Piauí. Diferente das convencionais, essa tecnologia permite elevar o nível da rede de esgoto para evitar escavacoes mais profundas, o que aumenta a segurança da execução e facilita muito a manutenção no futuro”, explica.
A engenheira ressalta que os benefícios vão além da operação: “Além de permitir obras mais seguras e ágeis, as EEEBs contribuem diretamente para a saúde, a qualidade de vida da população e a redução da poluição ambiental”, completa.
Após passar pelas novas elevatórias, o esgoto será conduzido até a Estação de Tratamento de Esgoto Pirajá, onde receberá tratamento completo antes de ser devolvido com qualidade e segurança aos rios da cidade.
Tecnologia inédita para impulsionar o saneamento no Piauí
As EEEBs são estruturas que elevam o nível do esgoto para que ele siga até as Estações de Tratamento (ETEs) sem a necessidade de escavações profundas. Diferente das elevatórias convencionais, elas não armazenam esgoto em poços, apenas elevam o nível da rede, tornando-a mais rasa, segura e de fácil manutenção.
Entre os benefícios estão: Maior segurança na execução das obras; Facilidade de manutenção futura; Agilidade na construção da rede; Redução de riscos ambientais.
Saneamento em expansão em Teresina
O avanço da infraestrutura de esgoto em Teresina tem transformado a cidade. Hoje, 59% da população já conta com rede de esgotamento sanitário, um salto em relação aos 19% registrados em 2017.
Todos os dias, a Águas de Teresina coleta e trata cerca de 40 milhões de litros de esgoto, o equivalente a 19 piscinas olímpicas, em 29 Estações de Tratamento de Esgoto, antes de devolver a água tratada aos rios, com qualidade e segurança.