Notícias

Ver notícia

Considerados serviços essenciais, o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto não pararam e ganharam ainda mais reforço durante a pandemia da Covid-19 na capital. Visando assegurar a regularidade no fornecimento de água tratada, a Águas de Teresina deu continuidade às obras de melhorias em diversos bairros, intervenções essas que também já preveem o atendimento pleno para o próximo B-R-O Bró.

Extensões de rede, setorizações, troca de bombas e substituição de ramais vêm sendo executadas para otimizar a distribuição de água em bairros como Colorado, Pedra Mole, Mocambinho, Porto Alegre, Porto do Centro, Santa Bárbara, entre outras comunidades, alcançando cerca de 90 mil pessoas.

Ao final de julho, já serão mais de 10.200 metros de rede implantadas. A concessionária instalou 98 registros, colocou em operação sete poços tubulares profundos, além de realizar setorizações. Isso significa dizer que a rede de distribuição é dividida em setores para que estes sejam monitorados e as pressões possam ser equalizadas garantindo uma distribuição mais uniforme.

“Com todas essas ações nós estamos garantindo que o abastecimento seja pleno, especialmente nessa época de pandemia, mas também já projetamos o atendimento para o próximo B-R-O Bró, período no qual a demanda é ainda maior devido às altas temperaturas”, destaca o gerente de operações da Águas de Teresina, Fernando Lima.

No Santa Bárbara, zona Leste, por exemplo, foram implantados aproximadamente 1,5 km de rede com benefício direto para cerca de 10 mil moradores. No Angelim, zona Sul, o motor da unidade de bombeamento foi substituído, possibilitando assim que a unidade opere com total potência. Além disso, algumas setorizações de rede estão sendo executadas. Isso significa dizer que a rede de distribuição é dividida em setores para que estes sejam monitorados e as pressões possam ser equalizadas garantindo uma distribuição mais uniforme.

Cerca de 70 mil pessoas na região do Pedra Mole serão atendidas com a extensão da rede de água tratada em mais de 5 mil metros. A obra está integrada à adutora de 400 mm, que integra o pacote para universalização do abastecimento na capital.

No bairro Colorado, zona Sudeste, foram implantados mais de mil metros de rede fazendo a extensão do sistema de distribuição. No outro lado da cidade, na zona Norte, os bairros Mocambinho e Poti Velho também contaram com melhorias a partir da extensão de rede, troca de registros e substituição de ramais.

O tratamento e distribuição de água, bem como a coleta e tratamento dos esgotos estão entre os serviços públicos considerados essenciais e que não podem parar. Diante da pandemia mundial de Covid-19, a Águas de Teresina adotou todas as medidas necessárias para garantir a operação dos sistemas na área urbana da capital e também a segurança dos seus colaboradores.

Compartilhar:

Veja Também

Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água Saiba mais
Aplicativo PicPay é mais um recurso para clientes pagarem a conta de água

Pelo app, os pagamentos à vista podem receber cashback de 40% do valor da fatura no primeiro pagamento Visando oferecer mais praticidade ...

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.