Notícias

Ver notícia

A Águas de Teresina celebra os avanços no saneamento básico da capital em 2023. A cidade, que já possui abastecimento regular de água em toda a zona urbana, finaliza o ano com 49% de cobertura na coleta e tratamento do esgoto, destacando-se no Piauí. Atualmente, a concessionária executa obras de rede coletora de esgoto, linha de recalque, interceptor de esgoto na Avenida Maranhão, estações elevatórias de esgoto e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Pirajá.

Mais de 30 bairros já foram beneficiados com as obras. Ao todo, a Águas de Teresina está investindo R$ 300 milhões para a capital conquistar 59% de cobertura de esgotamento sanitário até o final de 2024, beneficiando diretamente mais de 480 mil moradores. “Esse índice mais que dobrou, desde quando assumimos, saindo de 19%, em 2017, para 49% neste final de ano. Nosso objetivo é trazer mais saúde, qualidade de vida e valorização imobiliária”, destaca o diretor executivo da concessionária, Renee Chaveiro.

À medida que as obras avançam, cresce a expectativa da população com os benefícios do saneamento, a exemplo do senhor Estevam Pires, morador do bairro Primavera, que atualmente recebe obras de esgotamento sanitário. “Não vejo a hora desse serviço começar a funcionar em toda Teresina e trazer um novo estilo de vida para a população. O saneamento é a oportunidade de um futuro mais saudável, com novas perspectivas de desenvolvimento para a cidade. Sem dúvida alguma é um benefício para vida toda”, destaca o morador.

Em paralelo à ampliação da cobertura de esgoto, Teresina continua recebendo investimentos que fortalecem o sistema de abastecimento de água para acompanhar as mudanças climáticas e o crescimento urbano da cidade. Ao longo de 2023, a concessionária perfurou poços, substituiu e incrementou redes de abastecimento, e modernizou estruturas como o booster (sistema de bombeamento) do Petrônio Portella e do Planalto Uruguai. Com as melhorias, houve um incremento de 460.000 l/h de produção de água na cidade.

Com olhar voltado para a população carente, a concessionária implantou 52.100 metros de rede de água em áreas irregulares este ano, beneficiando mais de 31 mil teresinenses que antes não tinham água encanada em casa. Hoje, locais como Jesus de Nazaré, Jardim do Vale, Nova Aroeira, Loteamento Júlio Soares, Parque Saci, Vila da Fraternidade, Loteamento Nova Santana, Mestre Dezinho, Vila da Conquista, Vila Betel, Cidade Leste e Extrema desfrutam de água de qualidade a preço justo, uma vez que as famílias em situação de vulnerabilidade são incluídas automaticamente da Tarifa Social, ganhando 50% de desconto na fatura mensal.

A partir de mutirões por toda a cidade, a empresa fez busca ativa por famílias de baixa renda para compor a Tarifa Social de água e esgoto. Atualmente, mais de 17 mil famílias são beneficiadas. Além disso, o diálogo ativo com as 1.700 lideranças do projeto Afluentes garantiu a solução rápida de demandas da comunidade. A empresa também desenvolveu o projeto “Empreendae”, que ofertou cursos de capacitação gratuitos para microempreendedores locais, ajudando a acelerar seus negócios, bem como estimulando pessoas da comunidade a montarem seu primeiro negócio em busca de ocupação e incremento de renda familiar.

Muito além do básico
Em parceria com o Instituto Aegea e o Instituto Carlos Roberto Hansen, a Águas de Teresina realizou o projeto Escola Saneada. A iniciativa implantou na Escola Municipal Raimundo Adão, zona rural, um sistema de tratamento de água e esgoto, garantindo a melhoria no ambiente escolar e perspectivas de maior rendimento nos estudos para 156 alunos. Para a diretora da escola, professora Ana Maria da Costa, a ação foi importante para promover o desenvolvimento das crianças. “Não há dúvidas de que esse sistema vai contribuir com a aprendizagem delas”, relata.

A geração de empregos com carteira assinada foi destaque em 2023. Com as obras de esgoto, a Águas de Teresina gerou cerca de 400 novos postos de trabalho, aumentando a circulação de recursos na cidade e melhorando a situação de muitas famílias. Pelo quarto ano consecutivo, a empresa conquistou o “Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar”, destacando-se pelo alto nível de satisfação dos colaboradores. Ao promover ações que incentivam a equidade de gênero, a empresa também conquistou o “Prêmio Teresa Cristina”, concedido pela Prefeitura Municipal de Teresina.

“Temos um trabalho muito nobre que, além de proporcionar saúde e qualidade de vida para os clientes, gera um impacto social muito grande em toda a cidade. A redução das internações por doenças de veiculação hídrica, a partir do início da nossa atuação é um fato bastante significativo. Nossa missão é transformar a vida das pessoas para melhor, otimizar ainda mais a infraestrutura de água e avançar continuamente rumo à universalização da coleta e tratamento de esgoto na cidade”, destaca o diretor-presidente da concessionária, Jacy Prado.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Teresina.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Teresina promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.