Notícias

Ver notícia

Iniciativa é promovida pela Águas de Teresina, Instituto Aegea e ICRH, braço social da Tigre

Para garantir o saneamento básico adequado a estudantes da rede pública de ensino, o Instituto Aegea e a Águas de Teresina, com o apoio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social da Tigre, implantam o projeto “Escola Saneada” na Escola Municipal Raimundo Adão, localizada na zona rural de Teresina. A iniciativa está beneficiando 156 alunos da unidade com a implantação de um sistema de tratamento de água e esgoto, garantindo a melhoria no ambiente escolar e perspectivas de maior rendimento nos estudos. A entrega oficial do projeto acontece no dia 30 de agosto, na sede da escola. 

Entre as ações já realizadas estão: a reforma completa do banheiro, a urbanização do poço e adequação das instalações internas para abastecimento pelo poço, a implantação de biodigestor, a construção de horta comunitária junto com sistema de irrigação, a implantação de calha para utilização de água da chuva para uso em descargas sanitárias e irrigação de jardins e hortas, além de adequações civis e pintura da escola. O projeto “Escola Saneada” reforça o compromisso social da Águas de Teresina com a temática da educação.  

O saneamento, além de gerar saúde e qualidade de vida, reduz o afastamento de crianças da escola e contribui com o desenvolvimento humano. Para a diretora da escola Raimundo Adão, Ana Maria da Costa, a ação traz benefícios para toda a comunidade escolar. Além de promover a redução de custos, a iniciativa contribui para a preservação do meio ambiente e a aprendizagem dos alunos e educadores sobre a importância da sustentabilidade. “Estamos felizes por termos sido contemplados. São ações que envolvem alunos e profissionais da escola”, relata.

De acordo com o presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, a iniciativa visa beneficiar outras escolas em municípios de atuação da Aegea no país. “Além de entregar serviços de água e esgoto nas cidades onde atua, a Aegea desenvolve projetos que impactam positivamente a população, ultrapassando as metas contratuais. Desenvolvemos sistematicamente iniciativas que envolvem educação, saúde e sustentabilidade, pilares que contribuem para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de uma cidade”, enfatiza Édison.

“Liderar e apoiar ações que beneficiem crianças e adolescentes é a missão do ICRH. As iniciativas realizadas no Nordeste do país, em parceria com a Águas de Teresina e Aegea, atendem esses objetivos e vão ao encontro do que preconizamos como caminho pra construir um futuro melhor para nossos jovens”, afirma Julio Franco, executivo do ICRH.

A melhoria da saúde das crianças, com a diminuição do índice de doenças por veiculação hídrica, é um dos principais impactos sociais do saneamento básico. “Ao investirmos constantemente em um trabalho que vai além do saneamento básico, é possível garantir uma perspectiva de um futuro mais saudável e sustentável, estabelecendo um cuidado primeiro com as crianças”, pontua o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Instituto Aegea
O Instituto Aegea acompanha e desenvolve soluções no campo do investimento social e negócios de impacto, em áreas como saúde, educação, geração de renda e meio ambiente. Um dos desafios do Instituto é colocar a Aegea Saneamento na vanguarda das melhores práticas socioambientais, valorizando e dando visibilidade às diversas ações que a empresa faz no campo social e pela proteção do meio ambiente, bem como avaliar novas tecnologias ambientais testadas no mercado e que possam ser aplicadas nos vários municípios onde está presente.

Sobre o ICRH
O Instituto Carlos Roberto Hansen foi fundado em 30 de outubro de 2003. Braço social do Grupo Tigre, tem por objetivo a formação do cidadão do futuro, focando o desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.  Mais do que a realização do sonho do ex-presidente, é a continuidade de sua linha de pensamento e trabalho. Somar para o futuro do país, contribuindo com a educação, esporte e cultura de jovens e adolescentes, sem descuidar da Saúde e do Saneamento Básico, são diretrizes do ICRH. Em 20 anos, investiu R$ 75 milhões em 7,4 mil projetos, que beneficiaram 6,5 milhões de pessoas.

Serviço
Entrega do projeto Escola Saneada
Data – 30 de agosto
Local – Escola Municipal Raimundo Adão, localizada na zona rural de Teresina.
Horário – 9h

Compartilhar:

Veja Também

Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade Saiba mais
Relatório da Água 2024 garante ao consumidor o direito à informação sobre a água distribuída na cidade

Para celebrar o Dia do Consumidor, a Águas de Teresina realiza a divulgação do Relatório Anual de Qualidade da Água 2024. O documento ate...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Compliance Saiba mais
Compliance

O Programa de Compliance da Águas de Teresina promove uma cultura de integridade com base nos valores da Aegea.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Teresina é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Teresina.