Arquivo de julho 01America/Sao_Paulo 2025

Tarifa Social da Águas de Teresina não cancela outros benefícios federais 

Postado por teresina em 01/jul/2025 - Sem Comentários

Para ter acesso ao desconto é preciso que o beneficiário mantenha atualizado os dados no Cadastro Único 

Teresina, 01 de julho de 2025 – Você sabia que a Tarifa Social da Águas de Teresina não cancela outros benefícios, como o Bolsa Família ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada)? Os programas de transferência de renda para idosos e pessoas com deficiências, continuam e se somam ao benefício que garante 50% de desconto nas contas de água e esgoto e isenção no valor da ligação à rede de esgoto, que hoje já atende 59% da cidade. 

Hoje mais de 24 mil famílias em situação de vulnerabilidade possuem o benefício, em 2017, somente 6,9 mil famílias eram atendidas. “Ter água tratada é um direito de todos e, por meio da Tarifa Social, buscamos garantir que nenhuma família fique para trás. É uma iniciativa que vai muito além do desconto na fatura; é sobre proporcionar dignidade, saúde e qualidade de vida para milhares de pessoas”, ressalta Carolina Serafim, diretora presidente da Águas de Teresina. 

Mutirões da Tarifa Social  

Entre janeiro e junho de 2025, já foram realizadas mais de 1,5 mil visitas domiciliares em mutirões de busca ativa, passando por bairros como Lourival Parente, Água Mineral, Real Copagre, Santa Maria da Codipi, Todos os Santos, Gurupi, Edgar Gayoso, Mocambinho, Jacinta Andrade, Primavera e Lindalma Soares. 

Com apoio do Programa Afluentes, que aproxima a empresa das lideranças comunitárias e promove mutirões de atendimento, o acesso à tarifa foi ampliado ainda mais. “Nosso compromisso é garantir que cada vez mais famílias tenham acesso a esse benefício, assim como água tratada e esgotamento sanitário de qualidade”, destaca Diecson Prado, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Teresina. 

Recentemente, a Águas de Teresina, também firmou acordo com o Estado, Município e Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Teresina (ARSETE), para expandir o acesso ao benefício. O poder público irá compartilhar os dados do CadÚnico, e a ARSETE irá validar as informações junto à empresa, garantindo mais agilidade no processo. 

Importante destacar que para garantir o desconto de 50% é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e manter os dados sempre atualizados. A atualização deve ser feita a cada dois anos, mesmo que não haja mudanças na composição familiar. 

Confira os próximos mutirões: 

05/07 – CRAS SUDESTE III – Rua Canastra, nº 2714, Monte Horebe. 

14/07 – CRAS SUL III – Rua 63, nº2050, Promorar.  

28/07 – CRAS LESTE I -Rua Timorante, nº 8371, Parque Anitta Ferraz, Cidade Jardim. 

Quem pode receber o benefício? 

  • Cliente residencial/doméstico; 
  • Com imóvel de até 50m² ou moradia em condições precárias (palha, taipa, chão batido etc.); 
  • Beneficiário do Bolsa Família; 
  • Cliente adimplente com a Águas de Teresina; 
  • Com consumo mensal de até 10 m³ (acima disso, o valor excedente é cobrado pela tarifa normal). 

Como solicitar? 

A adesão pode ser feita nas lojas de atendimento da Águas de Teresina ou pelo telefone/WhatsApp: 0800 223 2000. 

É necessário apresentar: 

  • Documento com foto e CPF; 
  • Cartão Cidadão ou número do NIS/CadÚnico; 
  • Conta de água atualizada; 
  • Documento do imóvel; 
  • Laudo médico, em caso de doença crônica.